Conheça a comovente história de Panda, novo bugio do Projeto Mucky
Primata se recuperada, passará por cirurgia na boca.
Jéssica FerrariO novo morador do Projeto Mucky, chamado de “Panda”, tem respondido bem aos tratamentos e cuidados intensivos recebidos pela equipe do local, e em breve poderá ser submetido a cirurgias na boca.
Panda é um ursinho, ou melhor, um bugiozinho descoberto em uma rodovia movimentada próxima ao município de Guaíra (SP). Quando foi capturado ele estava desorientado e perdido, e por sorte não foi atropelado.
Após ser contido, ele foi encaminhado à guarda civil e posteriormente para o Zoológico de Guairá, onde recebeu os primeiros socorros. Foi então que a bióloga Sarah Andrade entrou em contato com o Projeto Mucky para encaminhá-lo com urgência, pois o animal estava com a saúde fragilizada.
Futuro feliz
Panda é da mesma espécie de Urso (Alouatta caraya), um bugio cuidado pelo Projeto desde janeiro, que se encontrava sozinho e precisando de uma companhia. O novo animal é um macho jovem, por isso sua pelagem ainda é cor palha, mas após alguns meses ele deverá ficar enegrecido como Urso. “Esperamos que futuramente esses dois lindos bugios se adaptem e formem uma família feliz”, conta a equipe Mucky.
O Projeto
O Projeto Mucky existe há 25 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.
O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.
Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4023-0143.
Leia mais: www.projetomucky.org.br