Projeto itinerante de xilogravura continua com inscrições abertas
Cadastros podem ser feitos até 7 de fevereiro.
Jéssica FerrariAs inscrições gratuitas para o Projeto Xilomóvel seguem até o dia 7 de fevereiro em Itu. São 20 vagas para pessoas com mais de 14 anos, que serão preenchidas por ordem de chegada.
A oficina está prevista para acontecer no sábado, dia 8 de fevereiro, das 14 às 17 horas, na Praça da Matriz. O projeto Xilomóvel, que integra a programação dos 404 anos de Itu, é um ateliê de arte itinerante que leva oficinas de gravura em madeira a qualquer um e a qualquer lugar.
Os responsáveis pelo projeto levam todo o material necessário, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer a técnica, produzir uma matriz de xilogravura e imprimi-la, levando para casa a estampa. Na Xilogravura se utiliza madeira como matriz. É um processo muito parecido com um carimbo. É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de instrumento cortante. Após este procedimento, usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura.
O Xilomóvel já percorreu mais de 12 mil quilômetros, passando por todo o interior paulista e realizando oficinas de xilogravura com aproximadamente 13 mil pessoas. Contemplado pela Funarte com o Prêmio Interações Estéticas – Residências em Pontos de Cultura em 2009 e 2010. O grupo é composto pelos artistas plásticos Luciana Bertarelli, Márcio Elias e Simone Peixoto, todos com formação sólida e vasta experiência artística.
O projeto é uma parceria da Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Cultura, com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo através da Oficina Cultural Grande Otelo. A coordenação é de Luciana Bertarelli, Márcio Elias e Simone Peixoto.
A Casa da Praça fica localizada no Centro de Itu, nº 56. As inscrições podem ser feitas das 9 às 16h30.