Parque Ecológico de Campinas tem Danças Circulares neste domingo
Evento gratuito ocorre das 10 às 12 horas.
Deborah DubnerNo próximo domingo, 27 de janeiro, acontece a primeira roda de Danças Circulares de 2013, no Parque Ecológico Monsenhor José Salim, em Campinas. O evento é gratuito e ocorre sempre das 10 às 12 horas, no antigo restaurante do Parque (local coberto), localizado na saída para Souzas.
"A atividade existe no Parque desde 2006 e não é necessário ter experiência com algum tipo de dança, apenas disposição e alegria! Lembre-se de levar sua caneca ou copo, nós levaremos uma refrescante água com hortelã", convida a focalizadora Mairany Gabriel.
Acompanhe o calendário anual de Danças Circulares no Parque Ecológico de Campinas em 2013, sempre no último domingo do mês:
27 de janeiro
24 de Fevereiro
28 de Abril
26 de maio
30 de Junho
28 de Julho
25 de Agosto
29 de setembro
27 de Outubro
24 de Novembro
Dezembro – a definir
Sobre a focalizadora
Mairany Gabriel é arte educadora, especialista em arteterapia, focalizadora de Danças Circulares, pós-graduada em Danças Circulares e Jogos Cooperativos pela Universidade da Paz (Unipaz – Campinas) e mestra Reiki.
Sobre as Danças Circulares
As Danças Circulares resgatam uma prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. É também um convite para conhecer, através do ritmo, melodia e movimentos, a expressão de outra cultura, com seus gestos, posturas e história. Naturalmente, o simples ato de dançar junto aproxima fronteiras, estimulando os integrantes da roda a respeitar, aceitar e honrar as diversidades. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos. O profissional que ensina as danças para os grupos chama-se focalizador. Reconhecida também como uma forma de meditação ativa, a Dança Circular é recomendada para pessoas de qualquer idade, raça, religião ou profissão.
Estudos comprovam que a Danças Circulares podem melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a circulação periférica, diminuir a pressão arterial, promover perda calórica e fortalecimento muscular, atenuar as dores e prevenir problemas futuros posturais e de artrose. Além disso, por ser uma atividade física aeróbia e prazerosa, libera os hormônios endorfina e ocitocina, ambos relacionados com a sensação de prazer e bem estar.
Sobre o Parque Ecológico
O Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim (mais conhecido como Parque Ecológico) é um parque localizado na Região Leste da cidade de Campinas. Possui uma variada infraestrutura numa área de 110 ha e um projeto paisagístico de Burle Marx, com um complexo de construções tombadas do século XIX: uma casa grande; sete quadras poliesportivas, campos de futebol society, quadras de bocha e malha, playground, dois estacionamentos (capacidade para mil automóveis), áreas para piquenique e o Museu Histórico Ambiental, que desenvolve programas de educação ambiental.
O Parque Ecológico foi construído no local da antiga Sesmaria e Engenho Fazenda Mato Dentro, fundada em 1806 pelo Sesmeiro Joaquim Aranha Barreto de Camargo e passada, em 1820, à propriedade de sua filha, Maria Luzia de Sousa Aranha, a Viscondessa de Campinas, e a seu genro e sobrinho, Francisco Egydio de Sousa Aranha. Na época de sua fundação, o engenho tinha 1515 alqueires de terras. Em 1937, as terras foram incorporadas à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, como estação experimental do Instituto Biológico. Em 1987 o local foi transformado em Parque Ecológico pelo governo estadual.
Serviço
Data: 27 de janeiro de 2013 (domingo)
Hora: das 10 às 12 horas
Local: antigo restaurante do Parque Ecológico Mons. José Salim - Saída para Souzas – Campinas
Entrada gratuita