Cinema

Publicado: Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Confira os ganhadores do Globo de Ouro 2011

Filme sobre o Facebook dominou a premiação.

Confira os ganhadores do Globo de Ouro 2011
Andrew Garfield e Jesse Eisenberg interpretam os criadores do Facebook, em A rede social

Por Gustavo Moreno

A rede social
foi o grande vencedor da 68ª edição do Globo de Ouro. Ganhador dos principais prêmios pelos quais concorreu, o longa-metragem despontou, deixando de lado os outros dois favoritos: O discurso do rei e O vencedor. A premiação do Globo de Ouro 2011 foi realizada em Bervely Hills, na noite de 16 de janeiro.

O primeiro ganhador da noite foi Christian Bale, como Melhor Ator Coadjuvante, pela atuação em O vencedor. O longa sobre a vida do lutador de boxe, “Irish” Mickey Ward (interpretado por Mark Wahlberg), foi indicado para mais quatro categorias, mas levou apenas mais um prêmio, de Melhor Atriz Coadjuvante, para Melissa Leo.

A disputa principal ficou entre O discurso do rei e A rede social. Concorrendo a seis categorias diretamente, o filme sobre o rei da Inglaterra, George VI, conseguiu desbancar o drama sobre o Facebook somente na categoria de Melhor Ator (Drama). Colin Firth, que interpreta o rei com medo de falar em público, foi o vencedor.

A palavra de ordem, porém, foi A rede social, de David Fincher. A produção levou quatro Globos de Ouro, incluindo Melhor Filme (Drama); Melhor Diretor (David Fincher); Melhor Roteiro (Aaron Sorkin) e Melhor Trilha Sonora.

Os produtores do filme, durante uma rápida coletiva de imprensa após a premiação, ressaltaram a importância da obra. Segundo eles, A rede social é uma produção atemporal, que, ao mesmo tempo, mostra muito bem as mudanças de um período específico em que vivemos, sem ter o formato de um documentário.

O produtor executivo do longa-metragem e ator, Kevin Spacey, disse que, ao se aprofundarem na história da criação do Facebook, eles encontraram os elementos necessários para um grande drama. Desde as relações de poder, amizade e traição à proposta de que uma ideia pode realmente mudar o nosso mundo.

Spacey completa dizendo que estes filmes sobre relacionamentos, ou - como o roteirista brincou - sobre um monte de pessoas conversando numa sala, têm valor e deveriam ser feitos com mais frequência pelos grandes estúdios.

Veja a lista completa dos vencedores

Mais destaques

Confira os ganhadores do Globo de Ouro 2011

Outros favoritos não deixaram de aparecer. Natalie Portman venceu como Melhor Atriz (Drama) por sua performance no thriller Cisne negro, de Darren Aronofsky.

A comédia Minhas mães e meu pai, de Lisa Cholodenko, levou os prêmios de Melhor Filme (Comédia ou Musical) e Melhor Atriz (Comédia ou Musical) para Annette Bening (Beleza Americana).

Paul Giamatti (Dama na água) levou o prêmio de Melhor Ator (Comédia ou Musical) pelo desconhecido Minha versão para o amor. Na mesma categoria, Johnny Depp, concorria com dois personagens, mas não convenceu o júri.

Outra surpresa foi In a Better World, da dinamarquesa Susanne Bier, levar o Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro no lugar do favorito Biutiful, do mexicano Alejandro Gonzáles Iñarritu.

Séries de TV

Confira os ganhadores do Globo de Ouro 2011

Os dois grandes vencedores para séries de televisão foram o drama de gangsters Boardwalk Empire e o musical teen Glee.

A produção da HBO, Boardwalk Empire, dirigida por Martin Scorsese, levou dois Globos de Ouro, por Melhor Série de TV (Drama) e por Melhor Ator em Série de TV (Steve Buscemi).

O prêmio de Melhor Série de TV (Comédia) ficou com o musical Glee, que também foi vencedor em mais duas categorias: Melhor Ator Coadjuvante em Série ou Minissérie de TV (Chris Colfer) e Melhor Atriz Coadjuvante em Série ou Minissérie de TV (Jane Lynch).

Jim Parsons venceu como Melhor Ator em Série de TV (Comédia) pelo excêntrico personagem Sheldon, de The Big Bang Theory, e Laura Linnely levou o Globo de Ouro por Melhor Atriz em Série de TV (Comédia) como a mãe suburbana que descobre estar com câncer, em The Big C.

Homenageados
 

Confira os ganhadores do Globo de Ouro 2011

A grande homenagem da noite foi para o ator Robert DeNiro. Como de costume, um grande artista, que contribuiu com a indústria cinematográfica, é lembrado por meio do prêmio Cecil B. DeMille. Na ocasião, Matt Damon, que foi dirigido por DeNiro em O bom pastor, apresentou o prêmio e elogiou os trabalhos do ator, desde o cult Taxidriver. Um vídeo foi exibido mostrando os vários personagens que DeNiro interpretou ao longo de sua carreira e depois ele foi aplaudido em pé.

Uma homenagem não-oficial também aconteceu durante a noite. O ator Michael Douglas, que há poucas semanas anunciou ter se curado de um câncer na garganta, foi aplaudido em pé quando entrou para anunciar o último vencedor da noite. Emocionado, ele agradeceu a todos que o ajudaram a vencer a doença.

Confira também:

> O poder da comunicação invade o Globo de Ouro

Comentários