Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Peixe no aquário: peixe fora d'agua

Peixe no aquário: peixe fora d'agua
Martelos de Galápagos pra dividir

Ontem eu passei na porta de uma escola. Olhei pra dentro de relance e vi um aquário maravilhoso. Mergulhador, apaixonado pelo mar, entrei sem pensar. Vi duas crianças passarem indiferentes pela entrada. Claro, elas vêem aquilo todos os dias. É apenas o caminho da aula.

Um minuto depois me peguei pensando sobre o que é a educação ambiental moderna. O aquário de repente perdeu a beleza. Não podemos mais ensinar nossas crianças a admirarem animais em cativeiro. Muito menos, ensiná-los a reagir a isto com indiferença. Um aquário que exista para deixar o ambiente mais belo deve passar a deixá-lo mais feio. A natureza não precisa, e não deve, ser encaixotada para que possamos admirá-la. Existem formas mais belas, mais emocionantes e mais construtivas, como os maravilhosos documentários sobre natureza que são produzidos hoje em dia, com imagens e informações incríveis e cuidados detalhistas com o meio que filmam. Ou ainda, os diversos programas de interação com a natureza que empresas especializadas, e muito competentes, oferecem para as escolas, famílias e para quem quiser uma experiência bonita, segura e educativa de convivência. Sem contar a possibilidade simples de passear em lugares onde a natureza seja o show, ao invés das lojas, parques e restaurantes.

Sou um apaixonado por ambientes menos urbanos. Estive há duas semanas nas Ilhas Galápagos para uma viagem de mergulho. Fiquei uma semana embarcado mar afora e vi uma vida submarina maravilhosa e impressionante, com golfinhos, arraias, tubarões, cardumes de centenas de martelos, espécies infinitas de peixes, lobos marinhos, até tubarão baleia... Sem contar as maravilhosas espécies em terra.

Ao retornar trouxe algumas filmagens que mostrei para amigos e para a família. No dia seguinte, minha mãe, com olhar de suspiro distante, disse: “Nossa, você deve se sentir como na Disney num lugar desses, não?” E a resposta era óbvia: Não! Não é nem parecido, pois ali tudo é verdadeiro e intenso, e você sente isto. Você sente esta maravilhosa intensidade de ser parte, ao invés de plateia. E esta experiência sim faz parte do que deve ser educação hoje.

Talvez você esteja se perguntando: este espaço, em tese, é para falar de gestão. Porque falar de educação? Porque eu não vejo esta diferença. Empresas, governos e escolas dividem um compromisso comum. Educar, ensinar e aprender. Pensar o passado para construir o presente criando o futuro. Um peixe no aqúario é um peixe fora d´agua.

Comentários