Colunistas

Publicado: Domingo, 26 de abril de 2009

Sonho possível

Sonho possível
Foram 75 milhões de visualizações no YouTube
A música “I Dreamed a Dream” (sonhei um sonho), cantada por Susan Boyle conquistou o mundo. 75 milhões de visualizações no YouTube. A mídia 2.0 a popularizou em menos de duas semanas. O vídeo nos faz chorar, sonhar e ver que a persistência, a coragem e a web 2.0 fazem milagres. Em 1995, Boyle tentou ser selecionada para um show de calouros, mas não conseguiu. Em 2000 gravou uma versão de “Cry Me a River” e fez 1.000 cópias em CD para distribuir em gravadoras suburbanas. Nesta semana 6.5 milhões de pessoas já ouviram a música no YouTube. Vale rever o vídeo!

Exemplos como de Boyle me fazem ver que a interação da web 2.0 é o grande motivador social atual. Lembram da tentativa fracassada do Second Life como ferramenta de negócio? Graças ao poder do usuário final, as empresas começam a perceber que as marcas conseguem muito mais retorno nas redes sociais. Para o sócio-diretor da agência digital Pólvora, Edney Souza, “toda ação social tem que ser clara e objetiva, com finalidade bem definida. Uma inserção mais agressiva tem o seu boom inicial, mas não gera retenção.
As empresas precisam se adequar – o público não precisa seguir o fluxo imposto".

Pense sempre no caso dessa escocesa de 48 anos: ela foi recebida no palco com desdém por ser solteirona, desempregada, vestia-se antiquadamente, tinha um cabelo horrível, mas conquistou a todos com sua voz sensacional. Em entrevista a CBS, quando indagada como ela conseguia se concentrar e cantar, embora sentisse que o júri não a levava a sério. Ela respondeu. “É a gente que tem de se levar à sério”.

Levem a mídia 2.0 à sério. A comunicação já virou de cabeça para baixo e você ainda não percebeu. O mundo fordista, graças a Deus, está enterrado.
Comentários