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Publicado: Segunda-feira, 28 de julho de 2014

Como está o Compliance na sua empresa?

Crédito: Google imagens Como está o Compliance na sua empresa?

Compliance significa estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.

O cargo de Compliance surgiu nas instituições financeiras, subordinado ao setor jurídico, por tratar-se de implementação de normativas visando a prevenção de fraudes de lavagem de dinheiro e outras próprias do mercado financeiro.


Mas a utilidade do cargo foi além das normas do sistema financeiro para abranger hoje todos os processos da empresa moderna.


A dificuldade é que o titular do cargo deve ter conhecimento do negócio, dos fluxos operacionais, dos processos. É um caso do antigo O&M (organização e métodos – lembram-se?).


Será que basta conhecer e interpretar as leis para se ter uma área de Compliance eficiente? Não. Muito além das leis, a Compliance deve englobar os controles internos, os códigos de ética e a contabilidade internacional.


Os profissionais da área de Compliance são os responsáveis pela construção de uma nova empresas, cuja atividade esteja totalmente de acordo com as normas e procedimentos aceitos como corretos.


Muito mais do que a simples implantação de normas e procedimentos, os profissionais de Compliance promovem a motivação de todos o colaboradores envolvidos nos processos, oferecendo-lhes oportunidade de entendimento da utilidade das normas e a aceitação de suas responsabilidades como agentes cumpridores dessas normas.


Fonte principal: http://www.administradores.com.br/
 

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