Cultura

Publicado: Sexta-feira, 13 de maio de 2011

Entrevista com Denise Maria Trintadue

Professora prepara atriz ituana desde novembro de 2010.

Itucombr - Há quanto tempo você prepara a Izabely Tomazy e no que consiste esse preparo?

Fui procurada pela mãe da Izabely no final do mês de outubro de 2010 para ministrar aulas de piano, pois é um dos sonhos da menina. Começamos as aulas efetivamente em novembro de 2010, e ela, por ser uma menina muito cheia de vida e cheia de perguntas já queria saber tudo. Trabalhar com a ansiedade e tanta energia assim é algo muito gostoso para quem ensina, ainda mais se tratando de arte e música que é minha vida.

Percebi que poderia exigir um pouco mais, pois apesar de só ter 8 anos na época e não ter o instrumento para treinar, ela tinha muito interesse em aprender e isso é gratificante.

Em meados de novembro Izabely me falou que iria participar novamente de um novo concurso em São Paulo para a peça musical Evita e queria ensaiar algumas músicas. Gostaria de cantar em inglês e em espanhol a mesma música em que a cantora Madona se destacou fazendo Eva Péron no cinema. O concurso seria realizado em meados de dezembro e tínhamos pouquíssimo tempo para trabalhar voz, música e letra em línguas as quais ela não conhecia.

Tivemos três semanas de trabalho exaustivo para o aprendizado e também a interpretação do texto, já que é de extrema importância que se saiba o que está cantando. Fiz com que Izabely entendesse cada palavra e o significado do texto tanto em inglês como em espanhol, trabalhando cada frase e em seguida traduzindo o que havia sido falado. Só depois, colocamos a música com técnica vocal e vocalizes (diversos exercícios com vogais e consoantes, ascendente e descendente utilizando várias tonalidades, com técnicas de respiração diafragmática e impostação vocal), e aos poucos as palavras foram tomando forma dentro do contexto musical.

itucombr - Algumas características de Isabely como aluna

Como já disse ela é interessada, extremamente alegre, muito risonha, até quando a coisa é difícil ela ri muito e é esperta, está sempre atenta a tudo e pergunta muito, aliás, agora pergunta ainda mais, já que desvendou muitos caminhos que desconhecia e através das nossas aulas passou a ter acesso.
Sente necessidade em saber o como e o porquê se faz desse ou daquele jeito e conta que o que eu dou em aula é exatamente aquilo que eles fazem, por exemplo, antes de entrarem no palco. Percebo que ela se sente mais familiarizada com palavras diferentes do cotidiano, com expressões técnicas e, portanto fica mais a vontade com relação à arte de interpretar quando, por exemplo, está tocando piano.

Tem com ela uma timidez própria da idade e da meiguice que lhe é peculiar. É uma criança muito carinhosa e educada e confesso que nos damos muito bem até na hora das broncas por não ter estudado direito..rsss.

itucombr - Que dica você daria para outras crianças que gostariam de se aprimorar na área

Para quem quer entrar na área, ou melhor conhecer e estudar música (canto, piano, interpretação, etc), o mais importante é que a criança queira por si mesma, tenha vontade própria em aprender; e tenha a atitude em pedir para os pais que é isso que ela gosta; e não os pais colocarem simplesmente porque eles querem que ela aprenda, ás vezes até por uma realização de infância que eles não tiveram oportunidade. Quero deixar claro aqui que sempre é hora de aprender, não importa a idade e sim o desejo da realização de um sonho.

Costumam dizer que é preciso dom, talento para ser um futuro grande artista, mas isso tem que estar aliado ao querer realmente, gostar de verdade de fazer e se realizar com o aprendizado.

O desejo de ser um músico, seja um pianista, violinista, cantor, etc mesmo que não se torne um profissional dentro da área artística desejada, independe desse dom ou talento, afinal estamos falando em cultura e arte e essa duas habilidades podem ser aprendidas desde que haja vontade e trabalho desenvolvido com profissionais capacitados.

Se a criança já tiver o talento ou o dom, isto já é um presente, pois significa que tem uma habilidade superior, mas, é de extrema importância que esse talento/dom seja desenvolvido com orientação de um profissional sério e comprometido com seu trabalho como educador e formador desses aprendizes. Portanto reafirmo que não adianta só o dom ou o talento, há que se trabalhar de maneira muito séria e com profissionais capacitados. Caso isto não ocorra, o resultado será a acomodação naquilo que ela (a criança) acha que já existe deixando de aprender as mais variadas técnicas de cada área. É muito importante destacar que este aprendizado tras como resultado também o enriquecimento e aculturamento do aprendiz. Em contra partida existem crianças sem esse talento mas que amam tanto a música que não medem esforços para ultrapassar seus limites e tornarem-se grandes artistas.

Denise Maria Trintadue é graduada em Música pelos Conservatórios "Maestro Elias Lobo" e pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos em Tatuí, além da Faculdade Paulista de Artes em SP (Piano – Regência. É bacharel em Direito, graduada com licenciatura plena em Pedagogia, Pós- graduada em Psicopedagogia, com diversos cursos em Musicoterapia, e Pós- graduada em Gestão de Pessoas. Tem 35 anos de atuação na área como Profª de Música, Regente Coral, Pianista, Profª de Piano, Canto, Musicalização Infantil e Adulto,Percepção Musical, Harmonia e Arranjadora Coral/Orquestra

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