Publicado: Quinta-feira, 8 de março de 2007
Inteligência Multifocal
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Deborah DubnerA teoria da INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL, desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury, é uma das teorias que investiga quatro processos da mente humana: a construção de pensamentos, a transformação da energia psíquica, a formação do “eu” e a organização da história consciente e inconsciente da memória. A inteligência multifocal é a primeira teoria ampla sobre o funcionamento da mente humana criada por um cientista brasileiro e uma das poucas produzidas em termos mundiais.
Dr. Augusto Jorge Cury desenvolveu esta teoria durante dezessete anos de estudos, ultrapassando os limites da abordagem emocional e chegando à explicação de como se processa e se constrói o pensamento. Publicada pela Editora Cultrix, a obra apresenta mais de trinta elementos essenciais para a formação da inteligência humana, tais como o processo de interpretação, a democracia e o autoritarismo das idéias e o fluxo vital da energia psíquica.
Baseada na filosofia, na psicologia existencial e na psicanálise arquetípica, a teoria sobre o funcionamento da mente promove a formação do homem como pensador e engenheiro de idéias. Além de analisar profundamente essa teoria na primeira parte do livro, o autor faz diversas críticas ao sistema acadêmico. Para o Dr. Cury, a maioria das universidades forma espectadores passivos do conhecimento, perdendo as funções de geradoras da consciência crítica sociopolítica e de catalisadoras da formação de pensadores. Não obstante, o que o autor não faz é uma análise socioeconômica da inserção das universidades no panorama político do sistema vigente.
O autor critica também as limitações do mestrado e do doutorado, mostrando que o ensino oficial institucionaliza o pensamento humano e centraliza o conhecimento e a formação de intelectuais. Com isso, o Dr. Cury pretende estimular a arte de pensar e de criticar, a contemplação do belo, o processo de interiorização, bem como a formação do homem como pensador humanista e construtor de idéias.
A INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL ensina a resgatar a auto-estima, assumir e cumprir responsabilidades, trabalhar com perdas e frustrações e a se resguardar das emoções negativas. Todos os dias, as pessoas precisam conviver com emoções tanto positivas quanto negativas. As positivas são estimulantes enquanto as negativas levam à falta de criatividade, inflexibilidade e insegurança. Aos poucos vão minando o campo emocional cada vez mais, levantando barreiras e encarcerando as pessoas em uma vida improdutiva e sem alegria.
A teoria da INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL, desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury, é uma das poucas teorias mundiais que investiga quatro grandes processos da mente humana:
• o processo de construção de pensamentos,
• de transformação da energia psíquica,
• da formação do “eu”,
• da organização da história consciente e inconsciente na memória.
A meta é conduzir cada ser humano a ter ferramentas intelectuais e emocionais para conquistar excelência de vida nos amplos aspectos: sabedoria, arte de pensar, arte da solidariedade, arte de empreender e o prazer de viver numa sociedade estressante.
O educador enfrenta várias situações cotidianas que provocam o estresse e pressões psíquicas. Tais pressões psíquicas podem causar doenças psicossomáticas graves e difíceis de serem combatidas. Um dos principais objetivos do curso é proporcionar ao educador ferramentas que possibilitem o gerenciamento das pressões psíquicas, prevenindo essas doenças e melhorando sua qualidade de vida.
Provém dos educandos, com freqüência e intensidade crescentes, as manifestações de agressividade, revolta, desejo de vingança, sentimento de injustiça, medo de isolamento. Tais manifestações muito contribuem para o caos social. Um dos principais objetivos do curso é disponibilizar para o educador ferramentas eficazes no tratamento dado aos educandos, auxiliando-os na educação de suas emoções.
Diversas questões do psiquismo dificultam profundamente os processos de ensino e aprendizagem: bloqueios, resistências, mecanismos de defesa, transferência e contra-transferência, etc. Outro importante objetivo do curso é preparar o educador para compreender essas questões e saber como atuar, minimizando seus efeitos.
Os referenciais teóricos aumentam a qualidade e a velocidade com que o educador se apropria da realidade prática em que se encontra. Serão trabalhadas as teorias da Multiplicidade das Inteligências e das Construções cognitivas, visando-se esse objetivo de qualidade e velocidade.
Como combinação das diversas ferramentas teóricas e práticas, desenvolvidas ao longo do curso, possibilita-se ao educador reencontrar-se com a sua destinação vocacional protegendo suas emoções e o alívio das suas frustrações diante da realidade da vida.
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