Twitter e publicidade: esse casamento vai dar certo?
O Microblog lançou uma nova ferramenta para dar lucros.
Guilherme Martins
Já é fato: o Twitter lançou uma plataforma com a finalidade de promover publicidade. Mas a dúvida é: até que ponto essa decisão será rentável ao microblog?
A ferramenta, chamada “Promoted Tweets” estará a disposição das empresas para a divulgação de anúncios através das twittadas. Porém, como está em fase de testes, somente 10% dos usuários receberão essas mensagens. Dependendo dos resultados positivos dos testes, novas etapas serão disponibilizadas.
O que muda?
Muitas empresas e organizações já utilizam o Twitter para difundir suas mensagens gratuitamente. Só que a partir de agora, elas terão a opção de pagar para que suas mensagens se destaquem no topo de uma busca por uma palavra-chave no site. Entre os primeiros anunciantes a usar a ferramenta estão o energético Red Bull, a Sony Pictures, a companhia aérea Virgin America e a rede Starbucks.
As mensagens promocionais serão identificadas com a mensagem "Promoted by". Na medida em que o projeto for amadurecendo, a ideia é que elas comecem a aparecer também nos aplicativos feitos para acessar o Twitter e até mesmo nas páginas dos usuários do serviço. "Vamos aprender muito enquanto o programa cresce", escreveu o co-fundador da empresa, Biz Stone, em seu blog.
Lucrativo?
Ainda não há certeza sobre a aceitação dos internautas à esses anúncios. O Twitter pretende medir se as mensagens publicitárias despertam interesse de seus usuários. E, caso o serviço não agrade, não será mais oferecido.
A dúvida é sobre a reação dos usuários do site. Existe o temor de que boa parte veja os tweets promocionais como spams e abandone o serviço. É por isso que a implementação será gradual.
Em janeiro e fevereiro, o Twitter acumulou mais de 120 milhões de visitantes. Ainda assim, o site não é lucrativo. A única fonte de renda é a parceria com Google e Bing, da Microsoft, que fazem referências a temas de mensagens nas suas páginas de busca.