Cultura

Publicado: Quinta-feira, 6 de maio de 2010

Entrevista com o pintor sorocabano Maicon S. A

Crédito: Arquivo pessoal Entrevista com o pintor sorocabano Maicon S. A
Maicon S.A: "Pretendo chegar à harmonia das pinceladas e do traço (de modo que o lhe faça chorar de alegria ou tristeza). Não importa. É lá que eu quero chegar"

Itu.com.br - Há quanto tempo você trabalha com pintura?

Maicon S.A - Trabalho com pintura em tela (entre outras matérias) há 6 anos e desenho há 14 anos.

Itu.com.br - Você tem alguma formação acadêmica nesta área ou é autodidata?

M. S. A – A minha formação é de Artista Plástico e Educador. Sou formado em Figura Humana no HQ Estúdio e desenho publicitário, na Comunidade Kolping.

Itu.com.br - Como é a sua relação comercial com os seus serviços?

M. S. A – Ótima! Todos os meus clientes estão satisfeitos, pois todos são por indicação. Quando você planta coisas boas colhe coisas boas. O legal é que, quando seus trabalhos são reconhecidos, tudo se transforma e o traço açoita cada vez mais.

Itu.com.br - Quando e como você começou a pintar? Recebeu influência de algum artista ou período específico?

M. S. A - Comecei a pintar antes de entrar na faculdade, tive influências diretas e indiretas de meus amigos artistas e da minha mestra, Letícia Barreto, que me ajudou muito a desenvolver um estilo cognitivo das artes visuais. Meu estilo de pintura e desenho é figurativo, com influência da Graphic Art.

Itu.com.br - Hoje a arte é o seu único meio de sobrevivência? Até onde você pretende chegar com os seus trabalhos?

M. S. A – Sim, a arte e a docência, pois hoje tenho meu estúdio - onde faço trabalhos por encomenda e ministro aulas de pintura e desenho. Pretendo chegar à harmonia das pinceladas e do traço (de modo que o lhe faça chorar de alegria ou tristeza). Não importa. É lá que eu quero chegar.

Itu.com.br - Dos pintores que ainda estão na ativa, existe algum que te serve como inspiração ou influência?

M. S. A - Phillip Hallawell (São Paulo) e Letícia Barreto (Sorocaba); além do Andy Warhol, o ‘Mister America’ - mas esse não está mais na ativa. E como o mesmo já disse: “No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos”, olha os meus aí...

Itu.com.br - Você recebe algum tipo de apoio da prefeitura da sua cidade?

M. S. A - Sim, sempre que acontecem eventos em Sorocaba sou chamado pela prefeitura para dar oficinas, work shop e palestras; além de contar com um espaço para exposição. A cidade cresce cada vez mais. Neste aspecto nunca foi fácil a divulgação de um artista autônomo, mas pouco a pouco vamos conquistando nosso espaço.

Itu.com.br - Qual é a sua relação com a internet? Você a usa para divulgar os seus trabalhos?

M. S. A - Sim! Eu a utilizo para divulgação: conversar com outros artistas, desenvolver novos trabalhos, etc. Ela é uma ferramenta útil para qualquer artista, não adianta se esconder da Internet, ela veio para ficar! Acesse www.maiconsa.com.br e confira o meu trabalho!

Comentários