Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Entrevista com Patrícia Otero, fundadora da ONG 5 Elementos

Entrevista com Patrícia Otero, fundadora da ONG 5 Elementos
"A nova geração já cresceu midiática e isso facilitou o acesso a informações, a mobilização em redes e também a construção de novos conhecimentos"

Itu.com.br - Tem sido tema frequente dos noticiários do país: cada vez mais, eventos que envolvem arte e entretenimento estão “abraçando” a causa verde como simbologia de movimentos individuais. Um exemplo é o festival de música SWU, que acontece em Itu no mês de outubro – e que prega um mundo mais sustentável. Empresários e cidadãos comuns estão criando uma consciência diferenciada com relação à importância da questão ambiental no mundo?

Patrícia Otero - Sim, os problemas ambientais das últimas três décadas finalmente foram entendidos pela sociedade como uma ameaça tanto ao patrimônio natural brasileiro quanto as pessoas. Unir cultura e meio ambiente contribui bastante para que a causa ambiental seja internalizada e a sustentabilidade seja inserida. O slogan do SWU “Começa em você” vem de encontro com um princípio da educação ambiental, que é você ser responsável pela sua mudança de hábitos e atitudes no seu dia a dia; ali na campanha do SWU tem umas dicas rapidinhas e práticas. Além disso, o movimento tem uma proposta de realizar um Fórum de Sustentabilidade, creio que se este Fórum tiver conectado com pessoas e instituições historicamente engajadas e comprometidas com a sustentabilidade local, nacional e global será muito bom para Itu e para o Brasil.

Itu.com.br – É algo muito natural que este tipo de evento tenha uma campanha publicitária de apelo cultural voltada ao público jovem. Por que isso acontece? Você diria que eles são a classe mais disposta a defender a bandeira verde hoje? As novas gerações são mais conscientes do que as de antigamente?

Patrícia Otero - A nova geração já cresceu midiática e isso facilitou o acesso a informações, a mobilização em redes e também a construção de novos conhecimentos. Acredito no potencial transformador dos jovens de hoje que, com seus sonhos, trazem esperança e encantamento por um mundo mais justo, com um consumo sustentável e equilíbrio ambiental; um exemplo disso é a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade-Rejuma, uma grande comunidade de prática, onde centenas de jovens de todo o Brasil debatem, trocam experiências e informações (www.rejuma.org.br).

Itu.com.br – Em contra-ponto há quem afirme que essa tática (abordar questões ecológicas, pregar sustentabilidade, etc.) se trata só de mais uma estratégia de marketing para atrair um público de segmento específico. O mundo empresarial “descobriu” que pregar ecologia é algo lucrativo?

Patrícia Otero - Respeito os publicitários e tenho visto que quando a publicidade e o marketing estão alinhados com as causas socioambientais, principalmente as encabeçadas por organizações não governamentais (ONGs) os resultados são excelentes. Mas há também o Greenwashing, um tipo de maquiagem verde, que promove uma percepção enganosa de algo e que no mundo capitalista os resultados quantitativos e o lucro são o que interessam.

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