Cultura

Publicado: Segunda-feira, 27 de setembro de 2010

12 de outubro: Itu recebe teatro infantil no Dia das Crianças

"Curumim disse Sim e Curuminha disse Não" terá duas sessões.

12 de outubro: Itu recebe teatro infantil no Dia das Crianças
Obra foi criada a partir de elementos teatrais, circenses e musicais de forte comunicação popular

Cheio de efeitos e cores, o musical infantil “Curumim disse Sim e Curuminha disse Não” será apresentado em Itu, no dia 12 de outubro, em duas sessões: as 14 e às 16 horas, no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (TEMEC).

A produção é uma adaptação livre da obra “Aquele que diz sim e Aquele que diz não” de Bertolt Brecht, baseada na adaptação inglesa de Arthur Waley do “Nô” japonês “Taniko”, e uma criação original, elaborada a partir de uma vasta pesquisa sobre os mitos e lendas do folclore brasileiro.

Os ingressos custam apenas R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada: estudantes, crianças até 12 anos, idosos, aposentados, professores, funcionários públicos e apresentando o flyer bônus nos pontos de venda).

Espetáculo

No coração de uma grande floresta existe uma pequena aldeia onde vive o pequeno índio Curumim. Certo dia, ele, resolve sair acompanhando um velho pajé e um jovem índio em uma difícil e perigosa aventura, para encontrar um remédio que traga a cura de uma misteriosa doença que atingiu sua mãe e a pequena aldeia em que vivem.

Em meio a essa caminhada, o pequeno Curumim se perde dos companheiros e se vê obrigado a seguir sozinho em busca do seu intento. E na sua solitária travessia da grande floresta, acaba por encontrar mitos e seres divinos que são guardiães das águas e das matas, como: a Cobra-grande, a Mãe d’água e o Curupira que transformam tudo em uma divertida saga que tem desfechos surpreendentes. Mas ao dizer “sim” as rígidas leis e costumes de sua tribo, seu destino é severamente determinado por essas leis. Já na segunda parte da história, a pequena índia Curuminha, refaz a mesma saga aventureira, mas transforma tudo em sua volta ao dizer “não” a essas leis e costumes antigos.

Tudo é muito simples, muito carinhoso, infantil e delicado. Um colorido e divertido poema infantil recheado de sons, imagens e cantigas recolhidas do nosso folclore. Uma cuidadosa pesquisa que resgata, registra, valoriza e divulga tudo aquilo de mais puro e genuíno que temos na nossa cultura popular, que tanto nos diverte, nos ensina e nos emociona.

É antes de tudo, um espetáculo construído e apresentado por conceituados profissionais do teatro e da música, que colocam sua sensibilidade e criação a serviço da formação cultural das novas gerações. Onde o objetivo final é sempre o de preparar a criança, através da arte, para enfrentar outros desafios da vida.

Criada a partir de elementos teatrais, circenses e musicais de forte comunicação popular, que em todos os momentos ficam evidentes a preocupação de captar o universo fantástico da criança, “Curumim disse sim e Curuminha disse não”, não possui a intenção de enganar a criança, pelo contrário, tudo é revelado e resolvido de maneira simples e clara sem que dela se esconda nada. Os diálogos, os personagens e os efeitos são cuidadosamente pensados para servir de estímulo a criatividade e a reflexão.

Serviço:
12 de outubro (terça-feira), às 14 e às 16 horas
Teatro TEMEC – ITU
Ruía Cuiabá, 61 – Bairro Brasil
Informações: (11) 4022-0206 / (11) 7823-0696 ou ID: 123*83346
Capacidade Teatro: 300 lugares não numerados
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre.
Pagamento: Somente em dinheiro.
Pontos de venda:
Salto: Ouro & Prata (11) 4028-1118
ITU: Livraria e Papelaria Ler e Escrever - Rua Santa Rita, 1187 Centro: (11) 4013-4427.

Comentários