Conheça o Parque das Monções em Porto Feliz
Local foi tombado em 1972 pelo Condephaat.
Renan PereiraO Parque das Monções foi tombado em 1972 pelo Condephaat e fica nas margens do Rio Tietê, no antigo Porto de Araritaguaba, que deu origem à atual Porto Feliz.
Desde o século 16, deste porto partiam os paulistas em busca de índios a serem escravizados e, mais tarde, entre os séculos 17 e 18, foi utilizado pelas monções - expedições que seguiam para o interior da colônia em busca do ouro. As canoas levavam mantimentos, ferramentas, armas, munições, tecidos, instrumentos agrícolas e escravos negros. Na volta, traziam principalmente ouro e peles.
Turismo e Cultura
De fácil acesso, pelo centro da cidade, o parque é aberto aos turistas e moradores, das 7 às 19 horas. Dentro do Parque das Monções estão o Paredão Salitroso de rocha sedimentar, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e o Monumento das Monções. Todos os anos, é encenado no local a Semana das Monções, que ocorre em Outubro. O evento teatral de grande magnitude conta com dezenas de atores e ampla equipe, e recebe um público de milhares de pessoas ao longo da semana, oferecendo também diversas opções de lazer e cultura, como teatro, desfiles, artesanato e programação religiosa.
Biodiversidade
O Parque da Monções comporta muitas espécies de aves residentes ou migratórias. Algumas delas podem utilizar a mata para construir seus ninhos para reprodução, enquanto outras, apenas para descanso. Em uma trilha de terra, com cerca de um quilômetro, é possível ver aproximadamente 100 espécies diferentes de aves. A biodiversidade é enorme. Saiba mais!