Entretenimento

Publicado: Quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Comtur inicia levantamento de prédios para implantação do Projeto de restauração

O Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Itu (Comtur) realizou um levantamento dos prédios históricos que farão parte do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO). Aproximadamente 90 locais foram selecionados para serem restaurados por 80 jovens em condição social de risco. Saiba mais.

Comtur inicia levantamento de prédios para implantação do Projeto de restauração
Membros do Comtur

O Conselho Municipal de Cultura e Turismo da Estância Turística de Itu (Comtur/Itu) realizou, nesta segunda e terça-feira, o levantamento dos prédios históricos que farão parte do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO), reconhecido internacionalmente. Aproximadamente 90 locais históricos, incluindo a Igreja de Santa Rita, foram selecionados e deverão ser restaurados pelos 80 jovens em condição social de risco a serem criteriosamente selecionados para participarem do projeto. Além de recuperar os edifícios de interesse histórico-cultural, os jovens passarão por um processo de conscientização de sua cidadania e de formação profissional, que os qualificará para o trabalho de restauro e os reintegrará à sociedade.

O convênio entre o Comtur/Itu e a prefeitura de Santana de Parnaíba, onde o POEAO obteve excelentes resultados, foi assinado em 7 de dezembro do ano passado. Nesta semana, representantes daquele município e integrantes do Comtur/Itu visitaram o eixo histórico, selecionaram os locais de intervenção e reuniram-se com o prefeito de Itu, Herculano Jr. Na reunião, o prefeito ofereceu todo o apoio necessário para a implantação do projeto na cidade, dando dimensão exata à iniciativa do Comtur/Itu, disponibilizando a estrutura e informações do poder público municipal para a efetiva implantação do projeto.

O coordenador nacional do POEAO, Júlio César Victória Barros, explicou que nesses dois dias foi feito um diagnóstico físico dos locais a receberem a intervenção. “Trabalhamos com módulos de 6 meses e pretendemos atender 80 jovens, com orientação do Senai. Estamos procurando um espaço físico e patrocínios para iniciar o projeto em Itu”. Os jovens alunos do projeto recebem, além de uma bolsa-auxílio durante todo o projeto, assistência na área de saúde, psicológica, psiquiátrica e odontológica.

O presidente do Comtur/Itu, Raul de Souza Almeida, enfatizou que se trata de um projeto de resgate de jovens, restauro do patrimônio e de enaltecimento do turismo. “Trata-se de um trabalho contínuo, com a efetiva participação da comunidade e do poder público, e por isso temos a certeza do sucesso desse empreendimento”, resumiu o presidente.

Objetivo

O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios tem como objetivos resgatar jovens entre 14 e 20 anos em situação de risco social, oferecendo a esses jovens uma formação profissional para realizarem trabalho nas áreas de restauro, preservação e revitalização do patrimônio histórico-cultural de Itu, conscientizando-os sobre seus deveres e direitos como cidadão.

O projeto deverá iniciar suas atividades de preparação dos jovens na segunda quinzena de março. Dentre as ações já tomadas pelo Comtur/Itu, destacam-se a solicitação de inclusão do projeto na programação do Sebrae/2006, a abertura de negociações com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) para incluir o projeto em seu Plano de Ações de Responsabilidade Social, a abertura de negociações com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) visando a implantação do projeto de Itu no Arranjo de Produtividade Local de Itu e Região e entendimentos com a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão de Itu para a aplicação de verbas concedidas pelo Ministério da Justiça para a inclusão social de menores em situação de risco.

O POEAO tem suportes de entidades nacionais, como IPHAN, Condephaat e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), através do Senai, e internacionais como Centro Europeu de Restauração Schlöss Raesfeld (Alemanha), Instituto Politécnico de Arte, Arqueologia e Restauro de Tomar (Portugal), Escola Nacional de Artes e Ofícios Tradicionais (Portugal), Escola Profissionalizante de Desenvolvimento Rural de Serpa (Portugal), Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais (Portugal).

Comentários