Segundo dia da Campus Party chega a todo vapor
Al Gore e Tim Bernes-Lee são as grandes atrações.
Gustavo Moreno
João Paulo Beluci
No dia 18, as primeiras atividades montadas para os campuseiros tiveram início. Também foi dia das primeiras presenças ilustres na Campus Party, como a do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que atendeu aos jornalistas num estande montado pelo Governo do Estado. Poucos minutos antes dele chegar, a senadora pelo estado do Acre e ex-candidata à presidência, Marina Silva, veio ao evento para participar de um debate sobre do uso das redes sociais nas eleições de 2010.
O momento mais aguardado pelo público, porém, foi às 13 horas, quando subiram ao palco o ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, junto a Tim-Berners Lee, o cientista que criou o “WorldWideWeb”. E toda a expectativa gerada teve resposta.
Com um discurso cheio de frases de impacto e a favor da liberdade na Internet, eles levaram ao delírio o público que se amontoava em frente ao palco principal. “Defendam a Internet, não deixem ela ser controlada por governos ou empresas (...). A revolução digital, pacífica e não-violenta promovida por ela é a forma mais poderosa de mudar o mundo”, exclamou orgulhoso, Al Gore, sendo aplaudido por várias vezes antes de deixar o palco.
Antes de terminar, o segundo dia trazia problemas para os campuseiros. A forte chuva que atingiu São Paulo, no final da tarde, fez com que a energia e a conexão caíssem por mais de uma hora.
Parte dos participantes protestou, mas outros levaram tudo na brincadeira, organizando uma procissão para a ‘Santa Banda Larga’, no salão do evento. O ocorrido atrasou algumas das atividades marcadas para a noite.
Leia também:
> Um giro pela Campus Party 2011