Sites de compra coletiva viram febre na web
Itu também já conta com um espaço na rede.
Renan Pereira
Por Renan Pereira
Pode até parecer que não, mas o conceito de compra coletiva é, no mínimo, da época da sua querida avó. A grande novidade é que com a chegada da Internet esse tipo de ação chegou também ao mundo virtual e se tornou ainda mais prática - já que não exige, necessariamente, que um grupo de pessoas/empresas se conheça para realizar uma determinada compra. Bem, vamos devagar para que os internautas mais leigos em tecnologia (assim como eu) não se percam.
Primeiro: o que é um site de compra coletiva? O próprio nome já diz tudo. São endereços on-line que abrigam um número X de pessoas cadastradas, que têm um mesmo objetivo: adquirir um “produto” por um preço que esteja abaixo do seu verdadeiro valor de mercado. Como? Isso também é óbvio. A estratégia é a mesma daquelas megaofertas que vemos em comerciais televisivos: quanto menor o preço maior será o número de consumidores. Acontece que, partindo desse princípio, a quantidade de serviços vendidos acaba compensando a alta do seu valor mercadológico – já que essas empresas acabam se tornando conhecidas e aumentando o seu potencial de divulgação.
Ainda está confuso? Ok. Otto Miranda, diretor de marketing do portal Desconto na Cidade, descomplica. “Considerando-se apenas o ganho financeiro e imediato a matemática é bastante simples: quanto menos o consumidor paga, menos o fornecedor fatura. Esta visão estreita é o erro de muitos empresários, alguns até com bastante experiência no mercado. A questão vai muito além dos ganhos financeiros e, principalmente, dos ganhos imediatos. Os anúncios em sites de compras coletivas são, na verdade, uma publicidade, e não uma forma de obter ganhos rápidos”. Confira aqui a entrevista completa.
Mas como funcionam estes sites, senhor repórter? Explico. Normalmente, os administradores destes portais fecham acordo com diferentes “estabelecimentos”, que se tornam parceiros da ferramenta. A partir disso, o site (através dos empreendimentos) cria promoções de um “produto” e estipula um número mínimo de vendas para ele. A média varia em torno de 20 e 30 compradores. Se o serviço oferecido não atingir o número-limite (geralmente em até três dias) a venda é cancelada. “Os sites que divulgam as ofertas cobram sempre uma porcentagem dos ganhos conseguidos através das vendas. Quando a quantidade mínima de vendas não é batida (o que muito raramente acontece), ninguém ganha, nem site nem empresa parceira. E quando as vendas vão bem, ambos ganham bem”, explica Miranda.
A ferramenta - que surgiu primeiramente nos Estados Unidos e rapidamente se expandiu para o Brasil - promete movimentar UR$ 7 bilhões no mundo até o fim de 2012. Por aqui, a brincadeira começou primeiramente nas capitais. O Peixe Urbano é considerado um dos portais pioneiros do novo sistema de compras. Lá é possível encontrar promoções de restaurantes, bares, shows, cursos, aulas, serviços de beleza, saúde, etc. Os descontos variam entre 50% e 90%. Isso mesmo, 90%. Agora dá para entender porque essas novas ferramentas têm atraído tanta gente ao mundo das compras virtuais, não é mesmo?
Independente dos conceitos que permeiam esse novo estilo de mercado, não há como negar que os sites de compra coletiva chegaram para revolucionar o e-commerce. “Eles entram como um grande catalisador, um gatilho que dispara um efeito bola de neve entre consumidores e empresas (principalmente em se tratando de empresas pequenas e em início de atividades). Isto dá às pessoas a oportunidade de conhecer serviços que, de outra forma, elas nunca conheceriam - gerando assim um grande volume de negócios. Isto gera oportunidade de crescimento para as empresas, que por sua vez passam a poder atender melhor a seus clientes e realizar novas divulgações”, finaliza Miranda. Mais alguma dúvida, senhor internauta?
Itu de cabeça no e-commerce
Os sites de compra coletiva se expandiram rapidamente e já começam a chegar nas cidades do interior. A região de Itu já conta com um espaço específico na rede. O Uniaofazacompra (www.uniaofazacompra.com) foi criado há pouco tempo e já se tornou pauta frequente da população; pelo menos para os mais ligados ao mundo virtual. E, embora muitos moradores da região ainda não conheçam esse novo tipo de mercado, a tendência é que, assim que a ideia comece a ser propagada, todos entrem na onda das compras coletivas. Prova disso é essa própria reportagem. A maioria das pessoas com quem conversei (virtual ou pessoalmente) desconhecia o conceito; porém, nenhuma sequer se demonstrou indiferente à novidade.
De acordo com Elvis Nogueira (gerente de parcerias do Uniaofazacompra), o site abrange as regiões de Indaiatuba, Sorocaba, Itu e Salto. “A ideia surgiu porque também somos consumidores de e-commerce e temos desejo de consumir alguns produtos que inicialmente podem parecer caros, mas quando temos a oportunidade de conhecer (pagando menos) podemos nos tornar clientes assíduos de um novo comércio que ainda não é tão explorado”.
A fórmula usada pelo portal é a mesma que tem feito sucesso no país todo. “Selecionamos alguns serviços e/ou produtos da região e publicamos com um desconto por um período específico no nosso site. A oferta também é enviada por e-mail para todos que se cadastram no portal. Quem gosta da oferta, compra e aguarda a confirmação do pagamento do PayPal (um site intermediário de pagamento seguro). Se a compra for aprovada é hora de esperar o cupom do Uniaofazacompra, que será enviado em até 24 horas após o encerramento da oferta”, esclarece. Para conhecer mais sobre o projeto, confira a entrevista que fizemos com Elvis Nogueira na íntegra.
Visite alguns dos principais sites de compra coletiva no Brasil:
Peixe Urbano - www.peixeurbano.com.br/
Desconto na Cidade - www.descontonacidade.com.br
Coletivar - www.coletivar.com.br
Ofertadia - www.ofertadia.com.br
Clubeurbano - www.clubeurbano.com.br
Clickon - www.clickon.com.br/