Entretenimento

Publicado: Quarta-feira, 16 de junho de 2010

Itu terá o seu Woodstock: SWU Music And Arts foi anunciado

Pixies e Linkin Park são atrações garantidas no evento.

Crédito: Renan Pereira / www.Itu.com.br Itu terá o seu Woodstock: SWU Music And Arts foi anunciado
Serginho Groisman é um dos apoiadores do projeto

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Leandro Sarubo e Renan Pereira

A novela acabou: Itu terá sim sua edição do lendário festival Woodstock - utilizando outro nome, mas terá. O S.W.U Music And Arts acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro, no espaço Arena Maeda. As bandas Pixies, Linkin Park, Dave Matthews Band e Incubus já estão confirmadas para se apresentar na cidade dos exageros.

O anúncio do festival aconteceu nesta quarta-feira (16/06), em uma entrevista coletiva na capital paulista. De acordo com o organizador, Eduardo Fischer, a cidade teria sido escolhida pela estrutura e pela sua relação com a ideia de sustentabilidade (temática principal do evento).  “Visitamos várias cidades, mas acabamos concluindo que o melhor local seria Itu. Afinal, o município tem uma boa estrutura e ligação direta com a questão ecológica”, disse.

A expectativa inicial era a de que Bob Dylan e Green Day se apresentassem no evento. Os últimos boatos apontavam bandas mais alternativas como Phoenix, Rage Against the Machine, Smashing Pumpkins, Arcade Fire e Belle & Sebastian. Apesar da não confirmação destes nomes, a organização afirma não descartar nenhuma das hipóteses. “O evento contará com várias atrações (e não somente musicais). Outros nomes devem surgir ao longo dos próximos meses, muitas bandas ainda estão em negociação”, explicou Fischer.

Apesar da recente divulgação, o S.W.U já conta com apoio de várias empresas e artistas. A grande surpresa da coletiva foi a presença de Michael Lang (criador do primeiro festival de Woodstock em 1969). Serginho Groisman, o primeiro embaixador do projeto, também marcou presença no evento e deixou o seu recado: “Com certeza se cada um de nós fizer um pouco, conseguiremos construir um mundo melhor”. 

O festival contará com dois ambientes e três palcos para a apresentação das bandas, sendo que um deles deve ser voltado somente à música eletrônica. Ainda não há previsão para a venda e valores dos ingressos, embora a empresa tenha anunciado que o objetivo seja disponibilizar mais de trinta pontos diferentes de venda. Os detalhes serão divulgados em breve.  

Sim, ituanos: por três dias a cidade será a capital mundial do rock.

Sustentabilidade na cabeça

O S.W.U Music And Arts será somente um dos projetos do empresário, Eduardo Fischer, ligados à ideia de sustentabilidade. Na verdade, a sigla S.W.U (Starts With You – “Começa com você” no português) foi criada para um amplo projeto de sustentabilidade da empresa de Fischer, o grupo Total Com.

O festival, portanto, tem o objetivo de conscientizar a população para este novo caminho verde, principalmente a população mais jovem. “Viajo constantemente pelo o mundo e vejo o que está acontecendo. É claro que com três dias de festival não conseguiremos mudar o mundo. Por isso a principal ideia é conscientizar as pessoas e abrir portas para que vários outros eventos como este sejam realizados”, esclareceu o empresário.    

Além dos nomes já citados, o projeto recebe ajuda de vários outros artistas: Marcos Mion, Astrid Fontenelle, Reynaldo Gianecchini, Tânia Kalil e Nando Reis são alguns deles. Outro que ofereceu apoio à campanha foi o frontman do Pearl Jam, Eddie Vedder. De acordo com Fischer, a banda não poderá se apresentar no festival por causa de um contra-tempo na agenda.

Renan Pereira / Itu.com.br
Eduardo Fischer, organizador do festival, esclarece detalhes sobre o evento


Leia também:

Site da Sublime confirma a presença da banda no SWU em Itu

SWU: venda dos ingressos começa no dia 13 de julho

Comentários