Cultura

Publicado: Quarta-feira, 13 de julho de 2011

Orquestra Filarmônica abre 18º Festival de Artes de Itu

Evento ocorreu na Praça da Independência.

Crédito: Jéssica Ferrari / www.itu.com.br Orquestra Filarmônica abre 18º Festival de Artes de Itu
Orquestra apresentou obras como a Aquarela do Brasil

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A Orquestra Filarmônica de Itu abriu o 18º Festival de Artes da cidade, no dia 12 de julho, com uma linda apresentação na Praça da Independência (Largo do Carmo). O evento atraiu um grande público que aplaudiu de pé os alunos da Associação Amigos do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho (Assatemec).

O show teve início com a execução instrumental do hino nacional, e contou com obras clássicas e populares como a "Aquarela do Brasil". 

Estiveram presentes no evento o prefeito Herculano Passos Junior, o vice-prefeito Josimar Ribeiro, a deputada estadual Rita Passos, o secretario municipal de Cultura Jonas Soares de Souza, o secretário municipal de Administração Antônio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze) e vereadores, dentre outras autoridades.

A Orquestra

Criada em 2008 a partir dos quadros da Escola de Música, a Orquestra Filarmônica de Itu realizou o seu primeiro concerto em fevereiro daquele ano, no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Temec), tendo por primeiro regente Silmar de Oliveira. 

Mantida pela Assatemec, a Orquestra é composta por alunos da Escola de Música e músicos convidados. Seu repertório básico é formado por trechos selecionados de obras eruditas de compositores europeus e brasileiros. Seu regente é Daniel Cornejo.

O festival

Criado em 1993 pelo maestro Eleazar de Carvalho, o festival foi inspirado pelo Festival de Tanglewood, um pitoresco recanto na cidade de Lenox, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. O evento, que neste ano acontecerá entre os dias 12 e 24 de julho, é constituído de concertos com diferentes conjuntos e instrumentistas, além de espetáculos teatrais e de dança.

O projeto conta ainda com cursos, palestras, oficinas e workshops, que acontecem paralelos à festa. O objetivo é reunir jovens estudantes em uma ação comunitária e proporcionar o diálogo com mestres e artistas executantes mais experientes. Confira a programação do festival!

Jéssica Ferrari / www.itu.com.br
Comentários