PRÓTUR aponta São Paulo como a cidade que mais traz turistas para Itu
Dado é resultado da pesquisa do Trailer da associação.
Leandro Sarubo
A Associação Pró-Turismo de Itu (PRÓTUR) divulgou pesquisa feita com turistas nos primeiros 5 meses do ano, realizada pelo Trailer de Informações Turísticas, que habitualmente fica localizado na Praça da Matriz e que durante o mês de maio participou da Exposição “Almeida Júnior”, em frente ao Quartel de Itu. “Aproveitamos a parada dos turistas para identificar os pontos positivos e negativos da infraestrutura turística de Itu, é preciso analisar e melhorar constantemente”, registra Hélio Tomba Júnior, presidente da Associação.
Segundo a PRÓTUR, aproximadamente 1.100 visitantes responderam as perguntas feitas pelos monitores de atendimento do ponto de informações, sendo que um dos dados mais relevantes é o de origem desse público: mais de 60% dos visitantes vieram da capital paulista. “A Associação considera essa informação fundamental, o que representa que estamos no caminho certo, haja vista nossos esforços de comunicação e divulgação estarem concentrados em São Paulo”, diz Tomba.
A pesquisa também apontou outras cidades importantes na vinda de turistas para Itu, entre elas, Sorocaba, Campinas, Jundiaí e Porto Feliz. A Grande São Paulo também teve grande participação, com cidades da região metropolitana, como Osasco, Guarulhos, São Bernardo e Santo André. Entre os turistas estrangeiros, o Trailer de Informações registrou visitantes da Jordânia, em janeiro.
Além da cidade de origem, os visitantes são questionados a respeito da infraestrutura da cidade. O fator mais bem avaliado pelos visitantes da cidade dos exageros é a limpeza. “Os visitantes se surpreendem com a beleza do patrimônio e das ruas do centro histórico, que sempre estão limpas”, lembra o presidente da Associação. Outro ponto positivo é que grande parte dos entrevistados já conheciam a cidade de outras visitas e retornaram com a família.
Os associados da PRÓTUR também avaliam positivamente a realização de pesquisas no Trailer. “É primordial escutarmos a opinião do turista, principalmente, porque é mais fácil ele avaliar os empreendimentos no ponto de informações do que direto para nós”, ressalta Yurika Maeda, do Pesqueiro e Pousada Maeda. Outra posição é do Camping Chapéu-de-Sol, “precisamos analisar as reações do público para direcionar os projetos de cada empreendimento e da Associação”, diz Rafael Aichinger.
A divulgação das informações da pesquisa realizada pelo Trailer de Informações Turísticas integra a campanha institucional “O Melhor de Itu está aqui!”. A sede da PRÓTUR fica localizada na rua Floriano Peixoto, 480, no Centro histórico. Outras informações da pesquisa estão disponíveis no site: www.proturitu.com.br.