Itu possui a sexta maior caverna de granito do mundo
Estudos revelam mais de 100 espécies de animais no local.
Jéssica FerrariEspeleólogos descobriram em Itu a sexta maior caverna de granito do mundo. A descoberta foi feita durante estudos na Gruta do Riacho Subterrâneo, no Camping Casarão, considerada a maior caverna do tipo no Brasil e no hemisfério sul. Na área pesquisada e medida até agora, com 1.249 metros lineares, já foram encontradas mais de 100 espécies de animais. A formação pode ajudar nos estudos sobre a evolução geológica da região.
A exploração e mapeamento continuam e os especialistas acreditam que a área possa ser ainda maior. Se a suspeita se confirmar, a caverna ituana poderá superar a Bat Cave, da Carolina do Norte (Estados Unidos da América), que possui 1.693 metros, e assumir até mesmo a terceira colocação no ranking mundial - ficando atrás apenas das gigantescas Brodagrottorna, da Iggesund (Suécia) com 2.610 metros, e da T.S.D O. Cave System, de New York, que possui 3.950 metros.
A descoberta
Em depoimento ao Boletim Eletrônico do GPME - Grupo Pierre Martin de Espeleologia do dia 06 de maio de 2011, os especialistas contam detalhes desde o início dos estudos na caverna. Confira!
> Gruta do Riacho Subterrâneo, Itu-SP: a maior caverna em granito do Hemisfério Sul
> Caracterização preliminar da fauna cavernícola da Gruta do Riacho Subterrâneo, Itu-SP
> Caracterização fisiográfica do entorno da Gruta do Riacho Subterrâneo, Itu-SP
> Gruta da Pedra da Asa Delta em Itu-SP
> Therion e a Gruta do Riacho Subterrâneo, Itu-SP
Leia mais: www.campingcasarao.com.br