Código Florestal é tema da nova edição da ClickCiência
Pesquisadores de universidades discutem impacto da mudança.
Tamara HornA nova edição da ClickCiência - revista eletrônica de divulgação científica produzida pelo Laboratório Aberto de Interatividade da Universidade Federal de São Carlos (LAbI/UFSCar) - traz como tema a proposta de mudanças no Código Florestal Brasileiro.
Na publicação, pesquisadores de várias universidades do país discutem os impactos ambientais, econômicos e sociais que podem se concretizar caso a proposta seja aprovada.
Na seção de reportagens, são discutidos aspectos da nova proposta considerados equivocados pela comunidade científica como, por exemplo, a diminuição das Áreas de Preservação Permanente e das Reservas Legais, consideradas essenciais à manutenção de processos ecológicos fundamentais à manutenção da qualidade ambiental e, consequentemente, da qualidade de vida da população.
Os impactos da nova proposta na intensificação dos desastres naturais e das mudanças climáticas, bem como questões relacionadas à agricultura e à conservação da biodiversidade, também fazem parte dos temas abordados pela publicação. Os aspectos políticos da discussão são abordados na reportagem "Código Florestal para quem?", enquanto a matéria "Um Código para a Sociedade" apresenta as propostas dos pesquisadores para a construção de um Código efetivamente Florestal.
Na seção de entrevistas, José Galízia Tundisi, pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, fala sobre a importância das áreas naturais – protegidas pelo Código atual – na manutenção dos recursos hídricos.
A revista traz também artigos de colaboradores abordando o papel da Educação Ambiental na discussão política da proposta; a relação entre ecologia e economia; e sobre as ameaças que as alterações no Código podem oferecer às aves brasileiras.
Leia mais: www.clickciencia.ufscar.br