Mês do Meio Ambiente em Itu é celebrado com Dança Circular no Bosque
Evento incluiu um passeio monitorado pelo Bosque Geribello.
Deborah DubnerUma Roda de Dança Circular após um passeio pelo Bosque Alceu Geribello ocorreu no dia 06 de junho, comemorando o Mês do Meio Ambiente, em Itu. O evento integrou a programação oficial que a Prefeitura da Estância Turística de Itu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, preparou para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Entre os 26 participantes de Itu e região, a atividade contou também com a presença da Secretária do Meio Ambiente Patricia Otero, e da monitora ambiental Fernanda Gonçalves, que levou o grupo para um passeio pelo Bosque, explicando sobre algumas espécies de árvores e plantas e contando detalhes da história deste patrimônio natural preservado em pleno Bairro Brasil.
Danças Circulares no Bosque Alceu Geribello
As Danças Circulares no Bosque Alceu Geribello iniciaram em março de 2012 e têm trazido grande significado aos participantes, por ser uma atividade que gera alegria, bem estar, conexão, paz e união. O grupo está aberto a iniciantes e iniciados, sem necessidade de experiência anterior. A atividade é gratuita e fruto de uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. As rodas são focalizadas por Deborah Dubner, que desde 2009, tem levado as Danças Circulares para vários espaços de Itu e região, incluindo escolas, centros educacionais, parques, clínicas e eventos de educação, saúde e meio-ambiente.
Danças Circulares
O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos. A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de esperança e conexão.
Sobre a focalizadora
Deborah Dubner é psicóloga (PUC-SP) e Focalizadora com curso de Formação Básica em Focalização e Curso de Aprofundamento com Renata C. Lima Ramos (TRIOM-SP). É Especialista em Danças Circulares pela Unipaz Campinas. Já participou de dezenas de cursos com focalizadores internacionais e brasileiros. Atua como focalizadora de Danças Circulares desde 2009, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, cultura e promoção social com crianças, jovens e adultos. É criadora do portal www.dancacircular.com.br.
Bosque Alceu Geribello
O charmoso Bosque Alceu Geribello localiza-se no Bairro Brasil e é também um Centro de Educação Ambiental destinado a todas as pessoas que buscam espaços que privilegiam natureza, qualidade de vida e ações sócio-ambientais. O local é palco de várias atividades que envolvem cultura, educação, saúde e lazer. Inaugurado em 1964, tornou-se propriedade pública através de uma Lei Municipal e conta atualmente com uma pista para caminhada, biblioteca ambiental, serviço de Wi-Fi gratuito e mesas para piquenique, tudo rodeado de muito verde.
Serviço
Roda Semanal de Danças Circulares no Bosque
Focalizadora: Deborah Dubner
Data/Hora: todas as quintas-feiras, das 10h às 11h30
Local: Bosque Alceu Geribello - Rua Niterói, 133 - Bairro Brasil
Mais informações: (11) 4023-2711 (Secretaria do Meio Ambiente) ou pelo email [email protected]
Para participar não é necessário avisar antes, basta chegar no horário.
Atividade gratuita
Apoio: Secretaria do Meio Ambiente de Itu
Leia mais: www.rodavida.com.br