Cultura

Publicado: Sábado, 16 de julho de 2011

Sons da percussão quebram o silêncio da praça do Carmo em Itu

Grupo do Conservatório de Tatuí animou o público.

Crédito: Jéssica Ferrari / www.itu.com.br Sons da percussão quebram o silêncio da praça do Carmo em Itu
Sons animaram o público presente

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí se apresentou no 18º Festival de Artes de Itu, no dia 15 de julho e animou o público presente na praça do Carmo. Os sons dos instrumentos encantaram e quebraram o silêncio de ituanos e turistas da cidade.

O Grupo

Em atividade por mais de três décadas ininterruptas, é o mais antigo grupo do gênero no país, abrindo caminho para outros semelhantes em solo nacional. Criado em 1975, com objetivos de oferecer aos estudantes da escola de musica a oportunidade de executar peças especificas para grupos de percussão, já contou com mais de 200 percussionistas-integrantes.

Além de executar clássicos do erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras e populariza a percussão agregando características performáticas e de dança a um vasto repertorio popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre co alta qualidade técnica.

O Festival

Criado em 1993 pelo maestro Eleazar de Carvalho, o festival foi inspirado pelo Festival de Tanglewood, um pitoresco recanto na cidade de Lenox, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. O evento, que neste ano acontecerá entre os dias 12 e 24 de julho, é constituído de concertos com diferentes conjuntos e instrumentistas, além de espetáculos teatrais e de dança.

O projeto conta ainda com cursos, palestras, oficinas e workshops, que acontecem paralelos à festa. O objetivo é reunir jovens estudantes em uma ação comunitária e proporcionar o diálogo com mestres e artistas executantes mais experientes. Confira a programação do festival!

Jéssica Ferrari / www.itu.com.br
Comentários