Enchentes no Nordeste: saiba como ajudar as vítimas
Milhares de pessoas da região estão desabrigadas.
Renan PereiraPor Leandro Sarubo e Renan Pereira
As chuvas que atingiram a região Nordeste do Brasil nos últimos dias castigaram diversas comunidades, sobretudo em Pernambuco e Alagoas. O volume de água, que em algumas cidades atingiu a média mensal em poucas horas, causou muitos estragos, desalojando e desabrigando um elevado número de pessoas.
Os últimos números divulgados pelos órgãos oficiais apontam mais de 70 mil desalojados e mais de 40 mil desabrigados. Com as enchentes, diversas cidades ficaram submersas, sendo que algumas chegaram a ter 90% do seu território inundado, o que contribuiu sensivelmente para a obtenção deste índice.
A falta de energia elétrica, água e rede de telefonia têm complicado ainda mais a situação em diversos municípios. Estima-se que pouco mais de 100 mil pessoas estejam sem acesso a estes serviços, o equivalente a aproximadamente 25 mil famílias.
Outra questão que também tem dificultado a vida dos nordestinos e agravado ainda mais a tragédia é o setor dos transportes. Muitas estradas foram totalmente danificadas e interditadas; fator que atrapalha até mesmo a chegada de doações na região.
Confirmando a famosa 'alcunha' de povo solidário, mais uma vez, os brasileiros estão se mobilizando em prol da região. Vários estados do país (principalmente através de entidades, ONG’s e governos) têm se manifestado com doações de mantimentos, remédios e ajuda financeira.
Em Itu e nas cidades da região ainda não há nenhum tipo de ação voluntária oficial. De acordo com Maria Célia Bombana (Rotary Convenção), a entidade pretende, em breve, fazer uma reunião para avaliar a possibilidade de desenvolver uma campanha de apoio.
Apesar disso, existem outros meios para que você, leitor, contribua com aqueles que necessitam...
Para ajudar
Várias capitais estão criando terminais para receber doações de alimentos, roupas e medicamentos. Para facilitar a ajuda dos brasileiros interessados em apoiar as vítimas das chuvas, que devem continuar até o fim da semana, o Corpo de Bombeiros de São Paulo disponibilizou duas contas bancárias para depósitos de qualquer valor: Banco do Brasil, agência 3557-2, conta corrente 5241-8; e Caixa Econômica Federal, agência 2735, operação 006, conta 955/6.
O Banco do Nordeste também disponibilizou contas. Em Alagoas, agência 031-0; conta corrente 19 542-2. Em Pernambuco, agência 044-2; conta corrente 21.462-7. O montante arrecadado será gasto na aquisição de itens emergenciais pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Cruz Vermelha dos Estados.
A TV Globo, em parceria com o SESI e a Central única de favelas, aproveitou o espírito de união da Copa do Mundo para lançar a campanha "Copa Solidária", cuja tag no Twitter permaneceu bom tempo nos Trending Topics. O projeto consiste no incentivo para que as pessoas que se dirigirem aos pontos públicos que transmitirão o jogo da seleção levem mantimentos para as vítimas da catástrofe natural. Por enquanto apenas as cidades Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife estão participando.
> Leia também:
Terremoto no Haiti ainda causa mobilização em todo o Brasil