Ônibus e pneus são queimados em protestos no Pirapitingui
Manifestantes pediam medidas contra a falta de água.
André RoedelDois protestos realizados na região do Pirapitingui neste domingo, dia 12 de outubro, terminaram com ônibus e pneus queimados. Moradores dos bairros Cidade Nova e Portal do Éden, que pediam medidas contra a falta de água em Itu, bloquearam dois trechos da Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-79) por cerca de duas horas.
As manifestações tiveram início por volta das 17 horas. Nos quilômetros 61 e 64 da SP-79 e também na Avenida da Felicidade, os moradores atearam fogo em pneus, sofás e colchões, interrompendo o tráfego de veículos. A Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros acompanharam os protestos.
Antes das manifestações terminarem nos dois bairros, um ônibus intermunicipal foi incendiado. Os Bombeiros controlaram o fogo e ninguém se feriu. A PM utilizou bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes. Após um acordo com os moradores, os protestos foram encerrados por volta das 20 horas e a pista foi liberada.
Quarto protesto em menos de um mês
Este foi o quarto protesto realizado em Itu em menos de um mês. O primeiro foi realizado em frente à Câmara de Vereadores, que foi apedrejada pelos manifestantes. A PM precisou intervir e houve confronto. O segundo ocorreu diante do comitê eleitoral do PSD e também contou com repressão policial. O terceiro foi em frente ao Paço Municipal e transcorreu de forma pacífica, porém terminou com vandalismo no Centro.