Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Joaquim José de Araujo - Cabo - Bateria de Comando

Crédito: Lilian Araujo Sartório/ www.itu.com.br Joaquim José de Araujo - Cabo - Bateria de Comando
Joaquim serviu o Regimento em 1970
Servi o quartel de Itu quando ainda era chamado de 2º Regimento de Obuses. Na época havia pelo menos mais 900 soldados. A minha bateria, que era do Comando do Regimento, era treinada para permanecer no Regimento no caso de incidentes.

Porém, nos anos 70, quando houve a “Caça ao Carlos Lamarca” no Vale do Ribeira, muitos combatentes dessa bateria também saíram do prédio do Quartel. Lembro-me que nessa época, fiquei 3 dias na guarda.

Lembro-me dos treinamentos, das Marchas sob Comando, onde muitas vezes os colegas desmaiavam, pois ficávamos expostos ao sol na mesma posição por algum tempo, segurando um mosquetão de 7 quilos.

As minhas melhores recordações são dos companheiros que tive e alguns que mantenho amizade até hoje. No exército, conheci muita gente, havia gente de toda região, como Sorocaba, Porto Feliz, Salto, Ourinhos, Itararé e outras cidades.

A nossa bateria ficava onde hoje é a Igreja de São Luiz Gonzaga, então vejo uma vantagem em minhas recordações, já que não preciso entrar no quartel para reviver os momentos em que estive lá. Basta entrar na Igreja e consigo imaginar tudo como era antes. Onde ficavam as camas, o lugar por onde entrávamos e saímos de dentro do Quartel. Na última vez que estive lá ainda notei uma curiosidade, no chão da igreja estava gravado “Tião Macalé”, certamente um dos soldados que pertencia à minha bateria.

Acho muito interessante e tenho muito orgulho de ter participado da história do Brasil pertencendo a um lugar que completa 90 anos e desejo meus parabéns.
Comentários