Ituanos parabenizam o Regimento Deodoro
Ituanos compartilham suas memórias com belos depoimentos.
Lilian SartórioEm janeiro, o Regimento Deodoro completa 90 anos de muito orgulho para Itu. Ituanos e moradores da cidade demonstram todo seu afeto para esta instituição.
Para Olga Sodré, o Regimento Deodoro está ligado à sua existência: "Se ele não tivesse existido, eu nem teria nascido, pois foi quando veio servir como tenente, em Itu, que meu pai conheceu minha mãe, e com ela se casou", conta. (Leia o depoimento completo!)
Allie Queiroz, além de se lembrar das histórias que seu avô contava, aproveitava as festas do Quartel. “Nas comemorações das datas cívicas, os canhões disparavam tiros, que faziam um barulhão, as vidraças tremiam e até os copos de cristal guardados na cristaleira se agitavam”, conta Allie. (Leia o depoimento completo!)
Segundo Bia Sioli, o quartel fez parte principalmente de sua infância. “Sinto tristeza pelas crianças de hoje que não podem, assim como eu pude, desfrutar da diversão que era a colônia de férias do quartel”, afirma. (Leia o depoimento completo!)
Gabriel Sartório, que participou do evento "Soldado por um dia" no Regimento Deodoro, garante que não esquece as lembranças que teve lá. "Achei que essa iniciativa do quartel, apesar de não existir mais, foi muito importante para que os jovens sentissem a experiência de estarem em treinamento para servir o país", afirma. (Leia o depoimento completo!)
Para Luiz Roberto de Francisco, o quartel de Itu sempre despertou muita curiosidade. “Do quartel ficou a lembrança das colônias de férias, da infância, nos mesmos lugares onde, hoje, o espaço se faz música, abrigando os Festivais de Artes de Itu”, diz Luis. (Leia o depoimento completo!)
Salathiel de Souza admira o Regimento Deodoro, mesmo não tendo feito parte da história militar. “Numa cidade que preza tanto a própria história, não há como desconsiderar a importância dos 90 anos do Regimento Deodoro”, afirma Salathiel. (Leia o depoimento completo!)
Para Rodrigo Tomba, a presença do Regimento Deodoro em Itu faz com que a cidade ganhe força, visibilidade e respeito."Um privilégio de poucos", diz Rodrigo. (Leia o depoimento completo!)
Corria o ano de 1992 e nesta época eu trabalhava no Rio de Janeiro como Diretor Comercial Regional da Alstom. Quando o tempo permitia pegava o avião e vinha me refugiar em meu sítio em Itu, como fazia desde os idos de 1975.
Se você também se lembra de algum fato marcante, ou quer desejar um Feliz Aniversário ao Regimento Deodoro, envie um comentário!
- Tags
- regimento deodoro