Centros de Inclusão Digital (CID's)
Saiba como eles podem ajudar na aprendizagem.
Renan PereiraOs Centros de Inclusão Digital (CID’s) são laboratórios de informática criados para as comunidades carentes, com o objetivo de promover a inclusão digital de suas populações e estimular a responsabilidade social, o empreendedorismo e ampliar as noções de cidadania. O projeto ganhou força e se tornou realidade em 2004, com a inauguração das primeiras unidades.
Em 2005, o número chegou a 40 espaços (um próximo a cada escola da Fundação Bradesco). Em 2007, o número de CID’s espalhados pelo Brasil se expandiu para 89. Atualmente, a Fundação conta com 109 Centros de Inclusão Digital, que prestaram mais de 100 mil atendimentos em 2009.
De acordo com a Fundação, cada CID funciona sob um conceito de auto-sustentabilidade com parcerias locais de entidades sem fins lucrativos, empresas, universidades, órgãos públicos, universidades, instituições, ONGs entre outros. Os recursos visam a “propiciar um ambiente virtual e presencial à comunidade local e um espaço de aprendizagem onde os alunos podem acessar os cursos da escola virtual e usufruir de recursos tecnológicos aos quais, normalmente, não teriam acesso”.