Região

Publicado: Quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Salto encerra Semana da Consciência Negra

O Carnaval fora de época acontece neste domingo.

A Semana da Consciência Negra será encerrada neste domingo, dia 25 de novembro, com o evento Salto Folia – Carnaval Fora de Época, a partir das 15h, na Concha Acústica da Praça Dr. Archimedes Lammoglia e apresentação dos grupos Swingueira Negra e Convidados.

Durante toda a Semana, que teve início no dia 15, foi realizada uma programação de eventos, com destaque para a entrega na noite do dia 16 de novembro, da Revitalização da Praça “Zumbi dos Palmares”, contando com a participação das Escolas de Samba Santa Quitéria, Santa Cruz, Unidos do Morro, José do Patrocínio e Império Saltense. E também a apresentação do Balé Afro Omorum (filhos do Sol e da Terra) e Culturarte Capoeira, além da entrega do título “Zumbi dos Palmares” para Valdemar Batista Silva, Rubens Almeida, Terezinha Jesus dos Santos, Maria Felix, Maria Isaura Martins, Benedita de Souza, Berto Castro, Arilton Assunção, Alfredo dos Santos, Evelyn Fernanda da Silva e Eunice Aparecida Melo. A Semana contou ainda com apresentações musicais e de dança, palestras, desfile Afro Fashion Hair e Missa Afro. 
 
Concurso Zumbi e Dandara 

Realizado na noite do dia 20 de novembro, no Clube José do Patrocínio, o concurso Zumbi e Dandara teve os figurinos e cenários feitos a partir de material reciclável fornecido gentilmente pela empresa Padreca Recicláveis e Reciclados.

A apresentação do Concurso ficou a cargo de Nancy, Ingrid e Marcelo e o corpo de jurados foi formado por: Rita Mantovani (Diretora e Editora do Jornal Estância), Fabrízia Lorenço (Vice-presidente do Clube José do Patrocínio e Professora da Rede Municipal de Ensino), Fátima Herculano (Coordenadora da Igualdade Racial), Adriano Amaral (Bailarino e Coreógrafo da Faces Ocultas), Sandro Bergamo (Manager da Fetiche Models), Cristiam Ilário (Ator), José Roberto Orlandini (Diretor de Turismo da Secretaria da Cultura e Turismo de Salto), Luci Campos (Porta Bandeira Oficial da Escola de Samba José do Patrocínio), Cláudia Morumbi (Promoter de Eventos e Circuitos de Samba).

O Concurso contou com 32 meninas e 15 meninos e um público de aproximadamente 700 pessoas. Confira os vencedores:
 
Destaques Masculino
Rosto – Igor Rodrigues Ferreira Costa (18 anos) – nº 8
Corpo – Guilherme de Castro (18 anos) – nº 10
Elegância – Alexandre Juan Rossi (18 anos) – nº 9
Simpatia – Jean Francisco da Costa (18 anos) – nº 2
 
Destaques Feminino:
Rosto – Paula Caroline Rosa (15 anos) – nº 15
Corpo – Daniela Mara Rosário Azevedo (21 anos) – nº 28
Elegância – Cristiane Maisano Dourado (21 anos) – nº 31
Simpatia – Débora Cristina Xisto (22 anos) – nº 10
 
Homenagem
Menção Honrosa para Vera Aparecida Dias (54 anos)
 
Vencedores:
Zumbi
1º lugar – Alexandre Juan Rossi (18 anos) – nº 9
2º lugar – Renato de Almeida (19 anos) – nº 13
3º lugar – Caio Campos (17 anos) – nº 11
 
Dandara
1º lugar – Cristiane Maisano Dourado (21 anos) – nº 31
2º lugar – Andréa Pereira (17 anos) – nº 23
3º lugar – Daniela Mara Rosário Azevedo (21 anos) – nº 28
Comentários