Publicado: Segunda-feira, 9 de junho de 2008
Indaiatuba ganha supermercado verde
A loja do Grupo Pão de Açucar é a primeira da América Latina
Deborah DubnerO Grupo Pão de Açúcar inaugurou, na Semana do Meio Ambiente, o primeiro supermercado “verde” da América Latina. A iniciativa é fruto de um investimento de R$ 7,5 milhões e está alinhada a outros projetos da rede que incentivam a prática de consumo sustentável. Saiba as principais inovações!
Localizado em Indaiatuba, o novo espaço com cerca de 1.600 m² de área abrigará novas práticas de responsabilidade sócio-ambiental, além de projetos de sustentabilidade, como ações de estímulo à reciclagem e ao consumo consciente e outras de redução de consumo de água e energia elétrica. Também será oferecida maior oferta de produtos orgânicos e naturais. Os carrinhos de compra são leves, feitos de plástico reciclável, e foram importados da Itália.
“Informação, instalações, operação, produtos e completos processos de reciclagem e aproveitamento de resíduos, são algumas das ferramentas escolhidas para envolvermos fornecedores e consumidores acerca de conceitos e práticas de consumo sustentável”, declara José Roberto Tambasco, vice-presidente comercial e de operações do Grupo Pão de Açúcar.
Para selecionar os colaboradores da nova loja, a empresa buscou pessoas que já tivessem vivenciado experiências, como o voluntariado, ou que, durante as entrevistas, mostrassem interesse pela causa. Os 110 funcionários da loja receberam treinamentos específicos que dizem respeito a questões sócio-ambientais, não só relacionadas a varejo, como num contexto geral.
Viva os Orgânicos
Assim como em qualquer loja da rede Pão de Açúcar, o consumidor encontrará um mix de 20 mil produtos. Porém, dentro deste mix, o volume de produtos orgânicos e naturais foi ampliado em quase 50% (de 400 produtos em lojas normais para 750 produtos no supermercado verde). Os produtos vão desde cafés orgânicos até pães produzidos com farinhas orgânicas. São mais de duzentas opções disponíveis na loja: frutas, verduras, legumes, sucos, cafés, vinhos, cachaça, azeites, geléias, açúcar, arroz, chás, molho de tomate, lentilhas, purê de maça, farinha, feijão, xampus, condicionadores, cremes e muito mais.
Para oferecer uma ampla linha de alimentos saudáveis, por seis meses, um grupo de profissionais da área comercial dedicou-se ao desenvolvimento de novos fornecedores e produtos. O resultado é um mix de frutas, legumes e verduras, convencionais e orgânicos, entregues diretamente na loja por produtores da região gerando menor impacto ambiental e produtos com maior frescor e qualidade. Na linha de sustentáveis, os destaques são a água carbono neutro de Petrópolis e a carne de terneiro Taeq, ambos lançamentos.
Na linha de comércio solidário, o programa Caras do Brasil, estará com sua linha completa com mais de 200 produtos disponíveis na loja verde do Pão de Açúcar. São alimentos produzidos artesanalmente como mel, geléias, cafés, granola, melado orgânico, bala de banana, entre outros, e objetos de decoração – fantoches, tapetes, jogos americanos, fruteiras, sousplat - provenientes de87 comunidades de várias regiões do Brasil.
A padaria da loja verde terá pães artesanais e de fabricação própria, doces, bolos, confeitados, tortas, doces, e folhados importados da França. No destaque, pães com farinha orgânica, integral, de frutas secas, multicereais, de centeio, de soja e girassol.
A seção de frios e laticínios conta com um amplo espaço para produtos a base de soja, linha saudável, diet, light e funcionais. O cliente também irá encontrar manteiga e iogurtes orgânicos, queijos artesanais e com procedência de várias regiões do mundo: Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça, Inglaterra e Holanda.
No açougue, o consumidor encontrará carnes certificadas de animais que recebem alimentação sem hormônios de crescimento e produzidas sem agrotóxicos ou adubos químicos.
Na seção de bebidas, são mais de 600 rótulos de vinhos, incluindo os orgânicos. Há também oferta de cachaça orgânica e sucos que são produzidos sem utilização de fertilizantes químicos.
Na perfumaria, produtos 100% naturais e orgânicos de marcas como L´Occitane, Vyvedas, Granado, Weleda e Ikove estão no portifólio. Da L´Occitane, sabonetes, creme de ducha, leite corporal, cremes para as mãos e para os pés, condicionadores e xampus, gel, desodorantes, pós-barba das linhas Verbena, Lavanda, Amêndoa, Mercador, Masculina, Aromacologia, Karité. Da Vyvedas, as opções naturais vêm em barras de sabonete de capim santo e limão, condicionadores e xampus de cupuaçu e de abacate, loção de buriti, entre outros. A Ikove, pela primeira vez, traz sua linha de orgânicos para um supermercado. São xampus, condicionares e cremes, feitas com ativos da biodiversidade brasileira e certificados pela Ecocert da França.
Espaços Especiais
Em uma área de 380m², o Pão de Açúcar Indaiatuba reúne serviços diferenciados de rotisserie, su
Comentários