Região

Publicado: Terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Botucatu terá encontro sobre Fadiga

Duchas e banhos frios podem ajudar a diminuir o problema.

A enfermeira Michele Belan, da Bayer Schering Pharma (BSP), ministrará a palestra gratuita “Fadiga no portador de esclerose múltipla”, voltada a pacientes e familiares, no dia 06 de dezembro.
Ela abordará dicas de exercícios, relaxamento e estratégias de conservação de energia para o paciente enfrentar o cansaço e, conseqüentemente, garantir maior qualidade de vida.
A fadiga é uma das queixas mais comuns dos pacientes com esclerose múltipla, mas pode ser controlada quando compreendida corretamente. Um dos tipos de fadiga caracteriza-se pelo cansaço contínuo que impede o paciente de efetuar as tarefas fáceis do cotidiano.
Em outros casos, o paciente sente-se bem em descanso, mas tem uma sensação de cansaço após alguns minutos de atividade física. Para reduzir o problema, duchas e banhos frios podem ajudar o paciente e o ar condicionado pode ser útil em climas quentes. “O aspecto mais importante para lidar com o cansaço é encontrar o ritmo de vida certo”, destaca Michele Belan.
Durante a palestra, a enfermeira abordará também o funcionamento do Serviço de Atendimento ao Portador da Esclerose Múltipla da Bayer Schering Pharma, o BETAPLUS®. “O serviço existe desde 1997 e visa difundir informações sobre a esclerose múltipla, aumentar o conhecimento sobre a doença, estimular o diagnóstico precoce e fornecer orientações de enfermagem para aplicação do medicamento injetável”, explica.
O encontro acontece em parceria com a Associação de Botucatu e Região de Esclerose Múltipla (ABREM), às 14 horas, na rua Nossa Senhora Aparecida, s/nº, Vila São Luis, em Botucatu. Mais informações pelo telefone (14) 9667-8834.

Dicas para controlar a fadiga
• Evitar banhos e temperaturas quentes, exercícios excessivos e refeições “pesadas”
• Não fumar
• Seguir uma dieta equilibrada e reduzir o excesso de peso
• Planejar a vida de modo a estabelecer uma escala das necessidades do trabalho e ocasiões sociais
• Manter-se fisicamente em forma, com um programa equilibrado de exercícios que possa ser ajustado as capacidades de cada paciente. Os exercícios devem ser seguidos de períodos de repouso adequados.
• A Yoga pode ser muito útil, ao combinar exercício com meditação
Uma doença de jovens adultos
A esclerose múltipla (EM) acomete jovens adultos na faixa etária de 20 a 40 anos, na proporção de duas mulheres para cada homem, ocasionando problemas motores e sensitivos que comprometem a qualidade de vida dos seus portadores. É uma doença inflamatória crônica do sistema nervoso central que acomete as células nervosas, aparecendo quando o sistema imunológico ataca a mielina, um revestimento rico em gordura que envolve as terminações dos neurônios.
De acordo com a Federação Internacional de Esclerose Múltipla, existem cerca de 2,5 milhões de pacientes em todo o mundo. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), são mais de 30 mil portadores, sendo que desse total apenas cinco mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico.
O tratamento precoce é a melhor maneira de controlar a doença. Entre os medicamentos que podem modificar o curso da EM, os mais utilizados são os Interferons, que reduzem os surtos e retardam a evolução da patologia. O primeiro medicamento dessa classe aprovado foi o Betainterferona 1b (BETAFERON®), cuja substância é uma versão do beta Interferon humano e foi desenvolvida por meio de engenharia genética. O medicamento é fornecido gratuitamente pela rede pública de saúde.
Comentários