Bem estar

Publicado: Terça-feira, 27 de março de 2012

Leia dicas de profissionais sobre Saúde e Nutrição!

Entenda e reflita sobre hábitos alimentares.

por Camila Bertolazzi e Deborah Dubner

Quando pensamos em Saúde e Nutrição associamos logo a uma alimentação saudável e qualidade de vida. No entanto, na correria do mundo atual, muitas vezes esquecemos de colocar esses conceitos em prática. 31 de março, quando se celebra o Dia da Saúde e Nutrição, é uma data oportuna para refletirmos os nossos hábitos e atitudes, sobretudo em relação à alimentação usual.
 
É cientificamente comprovado que a mudança nos hábitos alimentares, e nos padrões dos níveis de atividade física pode influenciar fortemente em vários fatores de risco na população, como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros.
 
O uso frequente de alimentos industrializados com alta densidade calórica (fast-foods, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados, etc.), associado a práticas como omissão de refeições e baixa ingestão de frutas, legumes e verduras vêm se mostrando um “coquetel” de risco para as doenças cardiovasculares.
 
Em homenagem a esta data, a equipe do Itu.com.br entrevistou quatro especialistas, com o intuito de passar uma visão ampla do que significa cuidar da saúde nos tempos atuais.
 
   Camila Camargo – “A ingestão de carnes é importantíssima para nossa saúde, pois contém nutrientes essenciais, como proteínas, ferro, vitamina B12 e muitos outros. Porém, possuem teor de colesterol considerável e gordura saturada”. Leia mais!

   Dra. Norma Honda – “O ponto de partida é a colocação da sabedoria oriental: ‘Bem alimentar-se é nutrir o corpo e não satisfazer o paladar!’, começando com a mudança no hábito alimentar”. Leia mais!
 
   Paula Nunes – “O café da manhã é muito importante, pois ficamos no mínimo seis horas em jejum. Ao nos alimentarmos bem durante o dia temos mais disposição para todos nossos compromissos, e temos tempo para queimar o excesso durante o dia”. Leia mais!
 
   Roberta Cassani – “O mercado atual nos permite utilizar alimentos que apresentem menor teor de açúcares e gorduras. Devemos utilizar este recurso em situações necessárias, por exemplo, em um paciente que apresente fatores de risco cardiovascular”. Leia mais!
Comentários