Publicado: Quarta-feira, 1 de abril de 2009
Professores são capacitados com mesas pedagógicas
São computadores aptos ao aprendizado da escrita e leitura.
Camila BertolazziA Secretaria de Educação de Itu está capacitando professores da rede municipal para atuarem junto aos alunos com as mesas pedagógicas informatizadas. Esses equipamentos, recém-integrados à rede municipal de ensino, são computadores adaptados para o aprendizado da escrita e da leitura, promovendo a interação dos alunos com um conteúdo multimídia em um ambiente colaborativo, que permite interagir com o conteúdo de forma lúdica.
Os professores estão aprendendo como habituar as crianças com as mesas, como inserir novos textos, palavras, imagens, como explorar o cotidiano dos alunos através dos recursos oferecidos, entre muitas outras novidades oferecidas. No total, 27 escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e cinco escolas municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil (Emefeis) utilizarão as mesas.
A aquisição de 33 Mesas Educacionais Alfabeto e de 40 Mesas Educacionais Kid Together se deu por meio de utilização de recursos da Educação. O material pedagógico beneficiará alunos de quatro e cinco anos que frequentam as primeiras e segundas fases das unidades contempladas com duas ou três mesas, de acordo com o tamanho das escolas.
Criadas por equipe multidisciplinar da Positivo Informática, as mesas educacionais estão entre as mais inovadoras ferramentas de tecnologia educacional. Além de mais de 2.605 escolas em todo o Brasil, essas mesas educacionais também estão presentes em mais de 20 países.
As mesas são compostas por módulos eletrônicos e softwares educacionais que, em conjunto, atendem múltiplos objetivos educacionais e suprem as necessidades pedagógicas de alunos de diferentes idades, níveis de conhecimento e de desenvolvimento, de diversos estágios da Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental até Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.
Através da integração entre o material concreto e o software, essa ferramenta proporciona a aprendizagem de conteúdos curriculares de diversas áreas do conhecimento; e o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como criatividade, raciocínio lógico, organização espacial, coordenação motora, expressão oral e escrita, resolução de problemas, entre outras. Cada mesa foi desenvolvida para permitir o trabalho colaborativo de até seis crianças, proporcionando um ambiente de interação e socialização.
A Mesa Educacional Alfabeto coloca a tecnologia a serviço da aquisição da linguagem escrita de uma forma inigualável para as crianças. A criação de um ambiente interativo e estimulante é favorecida com o uso de animações, vídeos e recursos sonoros. A Mesa conta com mais de 1.800 vocábulos, 1.100 imagens e as atividades incluem fábulas, provérbios, cantigas de roda e trava-línguas, entre outras.
Sua utilização também pode colaborar no ensino de jovens, adultos e alunos com necessidades especiais. Os blocos utilizados têm legendas em braile e o software apresenta recursos sonoros para os deficientes visuais e legendas e animações na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os deficientes auditivos.
A Mesa Educacional Kid Together desenvolve a construção de conceitos elementares da Matemática, das Artes, da Língua Portuguesa, entre outros, que servirão como base para a compreensão de conceitos mais complexos no futuro. Proporciona ao educando a busca do conhecimento individual e coletivo com constante estimulação da criação, exploração, análise, síntese, planejamento e estratégia.
De forma multissensorial e colaborativa, na Mesa Educacional Kid Together, é possível trabalhar com operações matemáticas, frações, classificação, padrões geométricos, resolver problemas e tirar conclusões, ler e escrever histórias, pintar e reconhecer cores e formas. Elas dispõem de blocos coloridos de diferentes formas geométricas, cartões ilustrados, lâminas de atividades e barras de quantidade, o que contribui para o fortalecimento de habilidades cognitivas, psicossociais e motoras.
- Tags
- educação
- informática
Comentários