Publicado: Quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Concurso literário comemora os 400 anos de Itu
As inscrições vão até dia 14 de novembro.
Marília MonteiroA Academia Ituana de Letras (Acadil) promoveu na sexta-feira, 28 de agosto, o lançamento do concurso literário “Itu, pelos ituanos”. A iniciativa faz parte das comemorações dos 400 anos de fundação de Itu, que serão completados no dia 2 de fevereiro de 2010.
O concurso literário é aberto a todas as pessoas, nascidos em Itu, ituanos por adoção ou mesmo que aqui não residam e que se sintam ligados afetivamente à cidade, que poderão elaborar texto em prosa e/ou verso sobre o tema “Itu, pelos ituanos”.
Os interessados poderão participar com até dois trabalhos, sendo que o concurso acontecerá de 1º de setembro a 14 de novembro de 2009. A cidade de Itu deve ser o cenário, tema ou personagem do trabalho inscrito (em prosa ou em verso).
Os textos deverão ter no mínimo uma e no máximo três laudas, inéditos, digitados em papel A4, fonte em tamanho 12, espaço 1,5 em duas vias assinadas, com nome completo do concorrente, endereço, telefone e e-mail (opcional), juntamente com uma cópia em disquete ou em CD.
Os trabalhos passarão por uma revisão antes da publicação. As colaborações deverão ser entregues até o dia 14 de novembro ou enviadas pelo correio para o seguinte endereço: Editora Ottoni – rua Garcia Moreno, 55 – Centro – CEP 13.300-095 – Itu, A/C do Concurso “Itu, pelos ituanos”. Os originais devem ser acompanhados, além do CD ou disquete, de uma ficha de inscrição assinada pelo autor, a ser retirada no mesmo local do endereço acima.
No ato da inscrição, o autor declara expressamente que a obra é cedida gratuitamente, assim como os direitos a ela vinculados não possuem nenhuma proibição ou impedimento no sentido de publicação e divulgação. O participante deve concordar com todas as condições deste regulamento, que vale como termo de adesão. Os casos omissos serão resolvidos por uma comissão, cujas decisões são soberanas e irrecorríveis.
Segundo o presidente da Acadil, Bernardo Campos, serão selecionados os cem melhores trabalhos apresentados para a composição de um livro específico e comemorativo, que será editado em 2010. A Acadil procura, assim, cumprir um de seus objetivos, que é a preservação da memória da cidade de Itu, em especial ao ensejo do Quarto Centenário de sua fundação. A Acadil nomeará uma comissão para analisar os trabalhos, sendo que a esta comissão é reservado o direito de excluir qualquer trabalho que julgar não condizente com os objetivos do concurso.
- Tags
- literatura
- itu 400 anos
Comentários