Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Itu na Ação Global pelo Clima. Participe!

O mundo quer um acordo de verdade em Copenhague!

Itu na Ação Global pelo Clima. Participe!
É preciso agir imediatamente contra essas ações negativas
No dia 12 de dezembro pessoas de todo o mundo vão participar da maior mobilização climática já vista. A mensagem é clara: o mundo quer um acordo para valer em Copenhague!
 
O principal objetivo do evento é mobilizar a sociedade a pressionar líderes nacionais e mundiais para que não seja adiado o compromisso de firmar um novo acordo climático global durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), que acontece entre os dias 7 e 18 de dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.
 
O Dia de Ação o "Mundo Quer um Acordo de Verdade" promete ser um importante evento que capturará o espírito do movimento pelo clima, através de milhares de vigílias à luz de velas e grandes paredes com mensagens em capitais dos países-chave nas negociações para a mobilização durante este dia em Copenhague.
 
Itu está dentro
 
Em Itu, a vigília acontecerá na Praça do Carmo, das 19h às 20h. Durante o evento, velas serão acessas simbolizando uma iluminação na mente dos chefes de Estados reunidos em Copenhague. "Estaremos acendendo nossas velas, ainda de dia, para nos juntarmos aos esforços do Tck Tck Tck", afirma Alan Dubner, organizador do evento em Itu, juntamente com a Ong 5 Elementos.

Como parte da programação, haverá Dança Circular, e um grande painel explicativo (fotos e textos), com espaço para cada um deixar o seu recado.
Ainda dá tempo de evitar o pior, mas é preciso agir imediatamente! A transição para uma economia de baixo carbono pode trazer grandes benefícios, mas isso depende de como agirmos agora.
 
A cada dia que passa, devemos mostrar ao mundo e ao Brasil que somos uma força única. Por isso, a Campanha TicTacTicTac gostaria de contar com a sua ajuda. Você é uma peça fundamental.

Em Itu, esse evento é organizado pelo Itu.com.br e pela Ong 5 Elementos, e tem apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, da Prefeitura de Itu, da SOS Mata Atlântica, da Roda Vida e da Águas de Itu. 

Uma convenção sem milagres?
 
Essa conferência em Copenhague visa diminuir os índices mundiais de poluição, através de um acordo global. Esse compromisso internacional planeja também limitar o aquecimento global, no entanto, os líderes de Brasil e Alemanha não esperam resultados milagrosos.
 
De acordo com uma matéria publicada no jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a chanceler alemã, Angela Merkel, concordaram que a conferência deve produzir "resultados robustos", mas não esperam um “acordo dos sonhos”.
 
"Tenho certeza que em Copenhague não obteremos o acordo dos nossos sonhos, nem o acordo que eu sonho ou o que Angela Merkel sonha, mas creio que vamos dar um importante passo adiante", disse Lula em uma coletiva de imprensa conjunta com Merkel.
 
A China, o maior emissor mundial de gases-estufa, exigiu - junto com Brasil e África do Sul - que as nações mais ricas façam mais para combater a mudança climática.
Comentários