Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Centros de Inclusão Digital (CID's)

Saiba como eles podem ajudar na aprendizagem.

Os Centros de Inclusão Digital (CID’s) são laboratórios de informática criados para as comunidades carentes, com o objetivo de promover a inclusão digital de suas populações e estimular a responsabilidade social, o empreendedorismo e ampliar as noções de cidadania. O projeto ganhou força e se tornou realidade em 2004, com a inauguração das primeiras unidades.

Em 2005, o número chegou a 40 espaços (um próximo a cada escola da Fundação Bradesco). Em 2007, o número de CID’s espalhados pelo Brasil se expandiu para 89. Atualmente, a Fundação conta com 109 Centros de Inclusão Digital, que prestaram mais de 100 mil atendimentos em 2009.

De acordo com a Fundação, cada CID funciona sob um conceito de auto-sustentabilidade com parcerias locais de entidades sem fins lucrativos, empresas, universidades, órgãos públicos, universidades, instituições, ONGs entre outros. Os recursos visam a “propiciar um ambiente virtual e presencial à comunidade local e um espaço de aprendizagem onde os alunos podem acessar os cursos da escola virtual e usufruir de recursos tecnológicos aos quais, normalmente, não teriam acesso”.

Comentários