Educação

Publicado: Sexta-feira, 27 de abril de 2007

Entrevista com o coordenador do Instituto Alana

Crédito: Imagem do site do Instituto Alana Entrevista com o coordenador do Instituto Alana
O Instituto trabalha com educação na periferia, entre outros projetos
O que é mais importante na educação de hoje, no Brasil?
 
Num país com as características sócio-economico-culturais como as que temos no Brasil, é praticamente impossível falarmos sobre "o que é mais importante na educação". Tudo é muito importante, urgente e vital. Poderíamos sim, discutir prioridades e, então, poderíamos falar sobre a importância do sistema de ensino infantil e fundamental, especialmente na rede pública. Este é, ou pelo menos sempre deveria ser, o assunto de maior importância, não só para o Brasil, mas para todas as nações. Políticas sérias, bem dirigidas, voltadas para a universalização de uma educação infantil e fundamental de qualidade são, no médio e longo prazo, a base para o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, a base para a construção de um futuro melhor. No Brasil, para encararmos de frente esse desafio de mudança com chances de sucesso, precisaríamos ter os setores público e privado fortemente engajados na promoção de políticas concretas que propiciassem a formação continuada, o resgate e a valorização dos docentes.
 
Quais os maiores desafios e dificuldades?
 
Quando assunto é educação, o maior desafio está em conseguirmos despertar a vontade política nos agentes públicos e privados. A maior dificuldade talvez seja a gestão dos recursos que além de escassos, devido à conjuntura econômico-orçamentária, são na grande maioria das vezes mal empregados.
 
Se você fosse resumir em apenas uma frase: O que é educar para você?
 
“Educar é ensinar a pensar, é dar condições para que o conhecimento seja desenvolvido de modo continuado, visando uma autonomia cognitiva que aconteça na sala de aula, durante o período escolar, e principalmente fora dela, durante toda a vida”.
 
 
Carlos André Migliorini, 33, mestre em educação pela Unicamp, é coordenador no projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve atividades educacionais, culturais e de fomento à articulação social.
Comentários