Animais

Publicado: Quinta-feira, 3 de maio de 2007

Agility - um esporte inteligente e divertido

Agility - um esporte inteligente e divertido
Através de um percurso de obstáculos, o Agility estimula a inteligência e obediência do cão
O Agility é um esporte que foi criado há 30 anos na Inglaterra, por John Varley e Peter Meanwell, inspirado nas provas de hipismo clássico e com a missão de “ser divertido, não ser perigoso, e ter um apelo para quem assiste” (Must be fun, Must not be dangerous, and Must have spectator appeal). Pode ser praticado por todos os cães e seus donos, o que o torna ainda mais interessante.

Na década de 80 começou a se espalhar pelo mundo, e no Brasil só chegou em meados de 90. No entanto, somente nesses últimos anos é que se tornou mais forte e tem ganhado espaço como modalidade esportiva.  
 
Através de um percurso de obstáculos, o Agility estimula a inteligência, obediência, agilidade, socialização e condicionamento físico dos cães, aprimorando a educação e o bom relacionamento entre o homem e o animal de maneira divertida e prazerosa. É também uma excelente forma de educar e aproximar as crianças dos seus mascotes, além de praticar uma atividade física ao ar livre.

Os obstáculos usados em uma prova de Agility são: Saltos, Rampa A, Túnel aberto, túnel fechado, mesa, slalom, pneu, muro, passarela e salto em distância. Vence o cão que fizer o percurso em menor tempo e menor numero de faltas, como nas provas hípicas.

Além de ser considerado um esporte, é também um método de educação, obediência e socialização, com a vantagem de que os cães amam praticar.

Regras e Regulamentos do Agility
Agility é um esporte praticado por duplas compostas de um cão e seu condutor. As regras iniciais foram baseadas no hipismo. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível, tornando assim o agility uma prova de Habilidade, onde a Velocidade é critério decisivo de desempate.
 
Qualquer cão, seja ou não de raça, pode praticar o agility desde que suas condições de saúde assim o permitam. Os cães são distribuídos em categorias de acordo com seu tamanho: mini, midi e standard.
 
O condutor deve conduzir seu cão apenas usando gestos e comandos verbais, porém o cão nunca poderá ser tocado com as mãos de forma voluntária. Outra regra é que o condutor não pode portar qualquer objeto em suas mãos.
 
Os obstáculos do agility são compostos por saltos em altura e a distância, passarela, rampa 'A', gangorra, túneis, mesa e slalom e são dispostos em distâncias que variam de 5 a 7 metros e são numerados de acordo com a seqüência que devem ser abordados.
 
Nas provas oficiais de agility os condutores ficam conhecendo o percurso apenas pouco antes de competirem, porém há um tempo para que façam o reconhecimento da pista e montem sua estratégia de condução que varia de condutor para contudor ou, até mesmo, de dupla para dupla.

Fonte Agility News
 
Leia mais informações sobre o Agility no site www.agilitynews.com.br.
Comentários