Esportes

Publicado: Terça-feira, 19 de junho de 2007

Os principais Aeromodelos

O modelo mais indicado para um iniciante no aeromodelismo rádio controlado são aqueles com comandos proporcionais, ou seja, tem suas superfícies de comando (profundor, leme, etc) movidas por pequenos motores elétricos chamados Servos. Qualquer modelo que voe sem comando proporcional será extremamente difícil de controlar.
 
Servo e como são instalados em um aeromodelo:
O modelo para iniciantes tem como principais características vôo estável e fácil de pilotar. Nestas características se encaixam os modelos Asa Alta e os Planadores.
Os aeromodelos de asa alta ou mesmo os planadores normalmente são mais lentos, têm um maior planeio e seus comandos são mais suaves. Esses modelos podem ser construídos em fibra, madeira balsa ou DEPROM, e podem ser Glow ou elétricos.
 
Um aeromodelo básico terá 4 canais de comando:
> Profundor - Responsável por fazer o modelo subir ou descer;
> Leme - Responsável por ajudar nas curvas;
> Aileron - Responsável por manter a estabilidade das asas;
> Aceleração - Controla a aceleração do motor.
 
Entretanto é possível voar um planador com apenas dois canais: profundor e leme, ou mesmo um avião com três canais: leme, profundor e aceleração.
 
Conheça agora alguns dos principais modelos:
 
> Planadores (sem propulsão): São modelos com três ou quatro canais de comando, alguns podem ter pequenos motores glow ou elétricos instalados. Há uma vasta diversidade de modelos disponíveis no mercado. Devido ao baixo custo e a grande habilidade de controle que se adquire voando estes tipos de modelo, são altamente recomendáveis para iniciantes. Em alguns planadores também é possível a adaptação de pequenos motores. 
 
> Propulsão a Elástico: São de vôo livre, sendo assim não possuem nenhum tipo de controle. São os mais baratos de se montar e os mais indicados para quem quer começar construindo seu próprio modelo, pois permitem aos iniciantes conhecer as técnicas de construção de aeromodelos. Recentemente muitos aeromodelistas têm instalado equipamentos de rádio controle nestes pequenos modelos, transformando-os em excelentes aeromodelos escala elétricos.
 
> Propulsão Glow (combustão): Uma das modalidades mais praticadas pelos aeromodelistas, dentro desta categoria se encaixam modelos Acrobáticos, Escala, e Treinadores. Os motores se classificam por polegada cúbica e são movidos por uma mistura de Metanol, Óleo e Nitrometano. Os motores mais indicados para os iniciantes são os motores .40 ou .46 Pol Cúbicas. Geralmente são modelos grandes e necessitam de bastante espaço para voar, ou seja, precisam de uma pista para pousos e decolagens, sendo então necessária uma certa infra-estrutura básica para tal.
 
> Propulsão Elétrica: Não perde em nada para os modelos Glow, a duração de vôo e os comandos são exatamente iguais, tendo como diferença a motorização e o tamanho. Ë uma categoria bastante indicada para iniciantes, pois permite construir modelos por até a metade do preço do que se gastaria para construir um modelo Glow. Também permite a adaptação de outros modelos, como os movidos a elástico, por exemplo, sendo assim possível construir modelos escala por preço bem reduzido. Uma outra vantagem dos elétricos, é que devido ao seu tamanho reduzido, podem voar em pequenos espaços, como quadras cobertas, ou descampados, sendo assim não necessitam de toda a estrutura que os modelos Glow necessitam.
 
Existem muitos prós e contras nessas categorias e subcategorias que envolvem cada uma delas. Cada modelista escolhe aquela da qual se sente mais confortável.
Comentários