Nathana Lacerda: "Por um pouco mais de objetividade"
Camila Bertolazzi
Neste ano, meu desafio como comunicadora é ser mais objetiva. Que me desculpem os amantes do estilo José de Alencar, mas eu quero “ser lida”, e por isso terei que aprender a contar romances em 140 caracteres (exageradamente falando), com a mesma destreza e profundidade do maravilhoso escritor.
Quem é objetivo ganha. Tempo, credibilidade e atenção, no mínimo. As pessoas que falam diretamente – sem arrogância – são mais bem compreendidas e conseguem alcançar objetivos simples com maior facilidade.
A “subjetividade das coisas” virou moda. Como se duvidassem da nossa percepção, empresas criam cada vez mais cargos “diferenciados” (ô palavrinha subjetiva) para denominar funções muito mais simples. O facilitador do núcleo de inteligência da comunicação estratégica não é nada menos de que o gerente de planejamento. O executivo de contas é um vendedor. O assistente de organização do ambiente empresarial é o auxiliar de limpeza ou faxineiro. E o psicopata, pasmem: virou portador de comportamento antissocial.
Agora, os funcionários devem ser chamados de colaboradores, os animais domésticos passaram a ser animais de companhia, negro é afro-descendente, deficiente é portador de necessidades especiais. Eu entendo plenamente que a ideia é mudar o significado dessas expressões, mas vamos combinar que muitas vezes é desnecessário?
Alguns pensam que ser complexo na utilização de palavras é sinônimo de inteligência e cultura. Vejo muitos – principalmente os políticos – utilizarem uma série de expressões completamente dispensáveis em uma única frase. As reuniões de empresa, então, são campeãs do “enrolation”. Muitas palavras, pouco conteúdo. Recebi um e-mail muito bem humorado que satiriza o comportamento dos profissionais e faço questão de compartilhar aqui:
COMO FALAR MUITO SEM DIZER NADA
A tabela abaixo permite a composição de 10.827 sentenças: basta combinar, em sequência, uma frase da primeira coluna, com uma da segunda, da terceira e da quarta (seguindo a mesma linha ou 'pulando' de uma linha para outra - mas respeitando: uma frase de cada coluna). O resultado sempre será uma sentença correta, mas sem nenhum conteúdo.
Experimente na próxima reunião e impressione o seu chefe!
EMBROMATION
Coluna 1 | Coluna 2 | Coluna 3 | Coluna 4 |
Caros colegas, | a execução deste projeto | nos obriga à análise | das nossas opções de desenvolvimento futuro. |
Por outro lado, | a complexidade dos estudos efetuados | cumpre um papel essencial na formulação | das nossas metas financeiras e administrativas. |
Não podemos esquecer que | a atual estrutura de organização | auxilia a preparação e a estruturação | das atitudes e das atribuições da diretoria. |
Do mesmo modo, | o novo modelo estrutural aqui preconizado | contribui para a correta determinação | das novas proposições. |
A prática mostra que | o desenvolvimento de formas distintas de atuação | assume importantes posições na definição | das opções básicas para o sucesso do programa. |
Nunca é demais insistir que | a constante divulgação das informações | facilita a definição | do nosso sistema de formação de quadros. |
A experiência mostra que | a consolidação das estruturas | prejudica a percepção da importância | das condições apropriadas para os negócios. |
É fundamental ressaltar que | a análise dos diversos resultados | oferece uma boa oportunidade de verificação | dos índices pretendidos. |
O incentivo ao avanço tecnológico, assim como | o início do programa de formação de atitudes | acarreta um processo de reformulação | das formas de ação. |
Assim mesmo, | a expansão de nossa atividade | exige precisão e definição | dos conceitos de participação geral |
Fonte: Grupo do Google "GE07 - Gestão e Empreendedorismo 2007"
A triste realidade é que nos identificamos com esta satirização porque ela traduz o que muitos de nós já vivemos. Pense nisso na hora de se comunicar com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, autoridades, clientes, etc. Ser objetivo não é falar pouco, mas é transmitir a mensagem completa, com todas as informações fundamentais, de maneira coesa e coerente, sem excessos.
Quer mais? Um texto muito interessante que eu li sobre o assunto é do mestre em Ciências da Comunicação Reinaldo Polito, publicado no portal UOL (clique aqui para ler). Vale a pena ler, essas dicas podem ajudar muito, principalmente no setor profissional.
Nathana Lacerda é jornalista, diretora da Sigma Six Comunicação - empresa de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e produção editorial de Itu -, com passagens por assessorias de imprensa como a Central de Fontes (São Paulo), Atitude Comunicação (São Paulo), Xclusive Press (Porto Feliz). Atua como coordenadora de jornalismo da Revista Suplementação (veiculação nacional) e editou veículos relacionados ao mercado pet e veterinário como as revistas Cães & Gatos e Pet World. Twitter: @nathlacerda, e-mail: [email protected].