Região

Publicado: Quinta-feira, 10 de março de 2011

Acadêmicos do Sereno é a grande vencedora do Carnaval de Indaiatuba

A escola chega ao seu 23º título esse ano.

Crédito: A.I/Prefeitura de Indaiatuba Acadêmicos do Sereno é a grande vencedora do Carnaval de Indaiatuba
Dos dez quesitos julgados, a escola teve nota máxima em seis.

A vencedora do Desfile das Escolas de Samba de Indaiatuba 2011 foi a agremiação “Acadêmicos do Sereno”, com o samba-enredo “Brilha meu Sereno e mostra na avenida o que é a fama” e chega ao seu 23º título no município.

O desfile da campeã teve seis notas máximas nos quesitos enredo, fantasia, letra, bateria, melodia e comissão de frente, dos dez tópicos avaliados e somou 96 pontos. A comissão julgadora foi formada por integrantes da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de São Paulo (Fesec).

A vice-campeã, com 79 pontos, foi a Escola de Samba “Unidos do Oliveira Camargo” com o tema “Tecnologia na Magia do Carnaval”. Com o samba-enredo “De janeiro a janeiro Imperador de Santa Cruz festeja o ano inteiro”, a “Imperador de Santa Cruz” ficou em terceiro lugar com 57 pontos. A quarta colocada, com 55 pontos, foi “Águias Negras”, com o samba-enredo “TV um sonho de magia, emoção, diversão, informação e educação”. A “Unidos de Indaiá”, com o tema “Abrakadabra”, foi a quinta colocada com 38 pontos. As agremiações foram premiadas com troféus de 1° ao 5° lugar.

A apuração das notas foi realizada pelo corpo de jurados da Fesec, no dia 6 de março, na quadra do Ginásio Municipal de Esportes, onde os representantes das agremiações de Indaiatuba acompanharam a contagem dos votos e os resultados. Os quesitos avaliados pela comissão julgadora foram: alegoria, enredo, fantasia, letra, mestre sala e porta bandeira, bateria, harmonia, melodia, evolução e comissão de frente.

Pelo regulamento, cada agremiação tinha 45 minutos para desfilar. Com exceção da entidade campeã, as concorrentes foram penalizadas devido o não cumprimento de algumas regras. Os motivos do desconto de pontos foram: atraso do início do desfile; excesso de tempo na avenida; por não desfilar com o número mínimo de baianas (20 componentes) e com o número mínimo de pessoas (250).

Carnaval de Rua 2011

O Carnaval de Rua de Indaiatuba 2011 teve três dias de festa e reuniu um público de aproximadamente 30 mil pessoas. No dia 5, as arquibancadas ficaram lotadas e a Secretaria de Esportes estima que cerca de 10 mil pessoas assistiram o Desfile das Escolas de Samba. Houve a apresentação de cinco entidades carnavalescas e do bloco “Pastoral da Juventude”. O evento aconteceu na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, na marginal do Parque Ecológico, em frente à Raia de Remo.

Um trio elétrico com som mecânico, situado na marginal esquerda do Parque Ecológico, animou a noite dos foliões do dia 6. Na segunda-feira, dia 7 de março, a animação ficou por conta do grupo de axé Swinguera Negra do Brasil e do Afromix, que se apresentaram em um palco em frente ao Parque Ecológico. No mesmo dia, teve o Carnaval das Marchinhas Antigas, na Praça Prudente de Moraes, no centro da cidade, com o grupo “Samba e Folia”.

Segundo o secretário municipal de Esportes, Maurício Baroni, o Carnaval de Rua ocorreu como planejado e não houve nenhuma ocorrência. “A estrutura que preparamos foi suficiente para os três dias de festa”, afirmou. Na opinião dele, a segunda edição do Carnaval das Marchinhas Antigas foi novamente um sucesso e atraiu pessoas de várias idades. A Prefeitura apoiou também no dia 26 de fevereiro a realização do desfile do bloco carnavalesco “Só vou se você for” por Serjão e Bateria Nota 10. O evento foi realizado na marginal direita do Parque Ecológico, com saída do estacionamento.

Comentários