Alunos da escola Vilma fazem encenação da Última Ceia
Evento aconteceu no dia 20 de abril.
Renan Pereira
A escola municipal “Vilma Fernandes Antonio” organizou na quarta-feira, 20 de abril, uma encenação da Última Ceia. A apresentação foi feita por 71 alunos da escola sob a coordenação dos professores Wagner Corrêa e Sônia Jaqueline, e acompanhada por alunos da rede municipal de ensino.
Durante a apresentação, o grupo de dança da escola e o professor Paulo Victor Cassiano com o coral de libras dos alunos do 6° ano marcaram presença contagiando a todos .
A encenação faz parte do projeto Educação para a Paz, desenvolvido há cinco anos pela unidade escolar através de eventos e encenações com os estudantes.
O evento teve a presença do vice-prefeito, Júlio César Bronze; do diretor de Cultura Esportes, Claudimir Causin; do presidente da Câmara, Roberto Brandão Rodrigues; além de coordenadores da Diretoria de Educação e diretores de outras escolas.
O diretor Wilson Buzzo, emocionado, agradeceu a presença de todos e finalizou: “Este é o verdadeiro significado da páscoa: educação para a Paz.”
Violência nas escolas
A violência na escola caracteriza-se por atos de indisciplina, brigas, agressões, intimidação de professores e alunos por pessoas de dentro e fora da escola, depredações do patrimônio, roubos, tráfico de drogas etc.
No mundo da educação, as questões da violência no meio escolar têm sido frequentemente questionadas, tornando-se tema obrigatório nas escolas engajados na defesa dos direitos humanos e na luta pela paz, buscando ações pedagógicas para não-violência.
“Somente agindo podemos encontrar um caminho entre nosso trabalho pessoal e a mudança social. Por esta razão é que trabalhamos com este projeto”, afirma a coordenadora Sonia Jaqueline da Silva Oliveira.
Projeto Educação para a Paz
O projeto Educação para A Paz é desenvolvido nesta unidade escolar desde 2007 e tem como objetivo a educação de valores, através da realização de eventos e atividades durante todo o ano letivo. Tais ações desenvolvem a cultura de paz, incentivam ações solidárias e estimulam reflexões sobre o ambiente e o mundo em que vivemos, levando os educadores a discutir juntamente com os educandos temas como: a violência, bullyng, meio ambiente e conflitos de toda a ordem.