Região

Publicado: Quarta-feira, 2 de junho de 2010

Porto Feliz abre Semana do Meio Ambiente no dia 4 de junho

Atividade visa promover a consciência ecológica na cidade.

Porto Feliz abre Semana do Meio Ambiente no dia 4 de junho
O objetivo é conscientizar sobre o meio ambiente

A 10ª edição da Semana do Meio Ambiente em Porto Feliz será iniciada no dia 4 de junho, em sessão solene prevista para ter início às 20 horas na Praça “Dr. José Sacramento e Silva” (Matriz). O tema deste ano será “Ecocidadania e Sustentabilidade: uma cidade que respeita a natureza colhe um futuro melhor”.

Na ocasião, serão entregues medalhas ecológicas a duas pessoas, duas empresas e duas associações ou entidades que prestaram relevantes serviços ao Meio Ambiente.

Logo após a solenidade, será aberta a 1ª Exposição Regional de Orquídeas, organizada em parceria com a Associação de Orquidofilia de Porto Feliz e com o apoio das cidades de Sorocaba, Capivari e Salto. A exposição acontece nos dias 5 (das 9h às 21h) e 6 de junho (das 9h às 18h).

Programação

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, será iniciado com uma trilha ecológica e a visita ao Jequitibá Histórico, às 8 horas. Através de um decreto de 2008 assinado pelo prefeito Cláudio Maffei, a árvore recebeu imunidade ao corte e se tornou um ponto de visitação e educação ambiental. Às 19 horas, será celebrada Missa na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens.

No dia 6, às 9 horas, está programada a caminhada ecológica, que seguirá o trajeto do Terminal Rodoviário para a avenida Dr. Antonio Pires de Almeida, passando por ruas do centro da cidade. Logo após, serão soltos mil balões biodegradáveis. A ação pretende despejar cinco mil sementes de árvores nativas por toda a cidade.

O dia 7 terá, no Espaço Cultural Olair Coan, às 19 horas, o lançamento do projeto Ciclo Verde, produzido em parceria com a Lanxess. Todas as escolas da cidade participam da ação, que pretende desenvolver projetos que beneficiem o Meio Ambiente. Os melhores trabalhos serão patrocinados pela empresa para serem desenvolvidos no município. Após a cerimônia acontece palestra com a promotora de Justiça Renata Lucia Mota Lima de Oliveira Rivitti e com o ambientalista Gabriel Bittencourt, sobre Meio Ambiente.

Encerrando as atividades, um grupo de 300 estudantes realizará no dia 9 de junho uma passeata ambiental nas ruas centrais. No mesmo dia a Diretoria de Meio Ambiente fará mutirão da sacolinha sustentável em frente ao Supermercado Paulistão.

No último dia de evento, 11 de junho, haverá pedágio ambiental na avenida Capitão Joaquim Floriano de Toledo, às 13 horas, com entrega de folder educativo, lixeira de carro, chaveiro e sacola sustentável.

Outras atividades

A programação inclui também o projeto Tendas do Saber, que de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, estará na praça da Matriz. O projeto conta com nove tendas, com temas que buscam despertar a conscientização de alunos e população sobre cuidados com animais peçonhentos, posse responsável de cães, coleta e reciclagem de lixo eletrônico e do óleo de cozinha. A Semana conta ainda com plantio de mudas na Academia Traffic.

A organização da Semana do Meio Ambiente é da Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável. OP evento conta com apoio da iniciativa privada.

Comentários