Região

Publicado: Terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Projeto sobre filme que conta história de Salto será lançado no dia 17

Atores saltenses poderão fazer parte das filmagens.

Projeto sobre filme que conta história de Salto será lançado no dia 17
O ator e cineasta Vicentini Gomez é o responsável por toda a pesquisa e escrita do roteiro

Com o objetivo de oferecer aos estudantes da rede municipal de ensino mais um instrumento de pesquisa e conhecimento sobre Salto, a prefeitura lançará o projeto de um filme sobre a história da cidade. O evento será destinado a toda a imprensa local e regional e acontecerá no dia 17 de janeiro (terça-feira), às 14 horas, no Centro de Educação e Cultura (CEC) Anselmo Duarte.

O ator e cineasta Vicentini Gomez é o responsável por toda a pesquisa e escrita do roteiro, já finalizadas. O processo de pesquisa, com supervisão do professor Jonas Soares de Souza, pesquisador do Museu Paulista da USP, reuniu 76 volumes entre livros, artigos, dissertações e teses de doutorado, com aproximadamente 15 mil páginas.

O filme com linguagem mista – atores e animação em 3D - quer contar de maneira dinâmica, lúdica e didática, a história de Salto, desde a pré-história com os índios até a atualidade.

A ideia da criação deste projeto surgiu quando Gomez excursionava com o premiado espetáculo “Picardias do Picadeiro” pela Europa, e em cada cidade que chegava, recebia um guia contando a história daquela cidade, dos seus monumentos, casarios e museus.

Para os atores de Salto e região que queiram participar do filme, estarão abertas inscrições para uma Oficina de Interpretação, a partir do dia 23 de janeiro, que selecionará os participantes. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4602-8696.

Oficina de Interpretação

Entre os dias 23 (segunda-feira) e 27 de janeiro (sexta-feira), estarão abertas as inscrições da Oficina de Interpretação para Cinema e Televisão para atores de Salto e Região que queiram participar do filme.

Serão três turmas: crianças de 10 até 13 anos; adolescentes de 14 até 17 anos e adultos de todas as idades. Não é necessário ter experiência. Para os menores de idade, será obrigatório o acompanhamento de um responsável.

As inscrições estarão abertas no Centro de Educação e Cultura, sala 02, com a Profª Elza, na rua Prudente de Moraes, 580 – centro, em horário comercial. A oficina será gratuita e a seleção acontecerá de acordo com a capacitação e características semelhantes às personagens da história de Salto.

Primeira turma: crianças – 09 às 12 horas
Segunda turma: adolescentes - 14 às 17 horas
Terceira turma: adultos – 19 às 22 horas

Destas turmas, o diretor selecionará 20 alunos de cada idade para uma nova oficina que acontecerá em data a ser agenda.

Quem é Vicentini Gomez

Vicentini Gomez tem uma longa carreira como ator e diretor, tanto na tv como no teatro e cinema. No cinema, busca a reflexão sobre cidadania e direitos do homem, trajetória que escolheu como temática de seus filmes, destinados a festivais de cinema e vídeo do Brasil e exterior.

Seus filmes foram classificados em mais de cinquenta festivais internacionais em todo o mundo, recendo diversos prêmios tanto no cinema, como teatro e televisão, com destaque para: Prêmio de melhor filme da Jornada Internacional de Cinema da Bahia; Prêmio Marechal Deodoro da Fonseca da Academia Brasileira de Arte, Ciência e História; Prêmio Centenário da Imigração Japonesa; Festnatal; Prêmio Apetesp; Prêmio Mambembe; Prêmio de melhor ator do festival de verão de Madrid-Espanha.

Em 2004/2005 produziu, roteirizou e dirigiu a série “Consciência na Cultura”, transmitido pela TV Cultura, realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), quando transformava teses de doutorado e dissertações de mestrado em documentários para a televisão.

Como ator, na TV Globo, representou personagem de destaque em diversas novelas, seriados e programas de humor, como: Paolo Bianchi em Cama de Gato; Dom Cornélio em Malhação; Cel. Alencar em Amazônia; Blota em Minha Nada Mole Vida; Graça Aranha em Um Só Coração. Está no ar “Pícara Sonhadora”, no SBT, onde representa o divertido mordomo Domingos. No teatro, lotou durante anos com o espetáculo “Confidências de um espermatozóide careca”. 

Comentários