Projeto sobre filme que conta história de Salto será lançado no dia 17
Atores saltenses poderão fazer parte das filmagens.
Tamara HornCom o objetivo de oferecer aos estudantes da rede municipal de ensino mais um instrumento de pesquisa e conhecimento sobre Salto, a prefeitura lançará o projeto de um filme sobre a história da cidade. O evento será destinado a toda a imprensa local e regional e acontecerá no dia 17 de janeiro (terça-feira), às 14 horas, no Centro de Educação e Cultura (CEC) Anselmo Duarte.
O ator e cineasta Vicentini Gomez é o responsável por toda a pesquisa e escrita do roteiro, já finalizadas. O processo de pesquisa, com supervisão do professor Jonas Soares de Souza, pesquisador do Museu Paulista da USP, reuniu 76 volumes entre livros, artigos, dissertações e teses de doutorado, com aproximadamente 15 mil páginas.
O filme com linguagem mista – atores e animação em 3D - quer contar de maneira dinâmica, lúdica e didática, a história de Salto, desde a pré-história com os índios até a atualidade.
A ideia da criação deste projeto surgiu quando Gomez excursionava com o premiado espetáculo “Picardias do Picadeiro” pela Europa, e em cada cidade que chegava, recebia um guia contando a história daquela cidade, dos seus monumentos, casarios e museus.
Para os atores de Salto e região que queiram participar do filme, estarão abertas inscrições para uma Oficina de Interpretação, a partir do dia 23 de janeiro, que selecionará os participantes. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4602-8696.
Oficina de Interpretação
Entre os dias 23 (segunda-feira) e 27 de janeiro (sexta-feira), estarão abertas as inscrições da Oficina de Interpretação para Cinema e Televisão para atores de Salto e Região que queiram participar do filme.
Serão três turmas: crianças de 10 até 13 anos; adolescentes de 14 até 17 anos e adultos de todas as idades. Não é necessário ter experiência. Para os menores de idade, será obrigatório o acompanhamento de um responsável.
As inscrições estarão abertas no Centro de Educação e Cultura, sala 02, com a Profª Elza, na rua Prudente de Moraes, 580 – centro, em horário comercial. A oficina será gratuita e a seleção acontecerá de acordo com a capacitação e características semelhantes às personagens da história de Salto.
Primeira turma: crianças – 09 às 12 horas
Segunda turma: adolescentes - 14 às 17 horas
Terceira turma: adultos – 19 às 22 horas
Destas turmas, o diretor selecionará 20 alunos de cada idade para uma nova oficina que acontecerá em data a ser agenda.
Quem é Vicentini Gomez
Vicentini Gomez tem uma longa carreira como ator e diretor, tanto na tv como no teatro e cinema. No cinema, busca a reflexão sobre cidadania e direitos do homem, trajetória que escolheu como temática de seus filmes, destinados a festivais de cinema e vídeo do Brasil e exterior.
Seus filmes foram classificados em mais de cinquenta festivais internacionais em todo o mundo, recendo diversos prêmios tanto no cinema, como teatro e televisão, com destaque para: Prêmio de melhor filme da Jornada Internacional de Cinema da Bahia; Prêmio Marechal Deodoro da Fonseca da Academia Brasileira de Arte, Ciência e História; Prêmio Centenário da Imigração Japonesa; Festnatal; Prêmio Apetesp; Prêmio Mambembe; Prêmio de melhor ator do festival de verão de Madrid-Espanha.
Em 2004/2005 produziu, roteirizou e dirigiu a série “Consciência na Cultura”, transmitido pela TV Cultura, realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), quando transformava teses de doutorado e dissertações de mestrado em documentários para a televisão.
Como ator, na TV Globo, representou personagem de destaque em diversas novelas, seriados e programas de humor, como: Paolo Bianchi em Cama de Gato; Dom Cornélio em Malhação; Cel. Alencar em Amazônia; Blota em Minha Nada Mole Vida; Graça Aranha em Um Só Coração. Está no ar “Pícara Sonhadora”, no SBT, onde representa o divertido mordomo Domingos. No teatro, lotou durante anos com o espetáculo “Confidências de um espermatozóide careca”.