Ganesha terá encontros mensais de Danças Circulares
Primeiro evento será em 23 de maio (sexta) das 9h30 às 11h.
Deborah DubnerA partir de 23 de maio (sexta-feira) o Ganesha - Escola de Yoga, Terapias Holisticas e Cursos passa a realizar encontros mensais de Dança Circular Sagrada, com a focalizadora Deborah Dubner. Esta é mais uma opção do Espaço para promover saúde e bem estar aos seus clientes e amigos.
“Nas Danças Circulares utilizamos músicas e danças de tradições antigas ou contemporâneas. Desta forma, entramos em contato com os gestuais, ritmos e expressões de cada povo. Os passos vão desde os mais simples até os mais elaborados. Dançamos normalmente de mãos dadas na roda e trazemos à tona o que existe de melhor dentro de nós. As qualidades que exercitamos ao dançar no círculo nos convidam a expandir nossa consciência e atitudes não apenas na dança, mas sim na própria roda da vida. Por esta razão podemos dizer que é também uma atividade essencialmente terapêutica. E o que é melhor: é inclusiva e alegre e acolhe todas as idades, sem necessidade de experiência anterior.” – explica a focalizadora.
Os encontros ocorrerão uma sexta-feira por mês, das 9h30 às 11h. O tema do Primeiro Encontro será: Celebrando a Alegria.
Sobre as Danças Circulares Sagradas
O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica.
Dançar em roda é uma das práticas mais antigas da humanidade. As Danças Circulares Sagradas, ou Danças dos Povos, resgatam essa prática ancestral e simbólica, através de músicas e danças dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos. O profissional que ensina as danças para os grupos chama-se focalizador.
Cada dança é um convite para conhecer, através do ritmo, melodia e movimentos, a expressão de outra cultura, com seus gestos, posturas e história. Naturalmente, o simples ato de dançar junto aproxima fronteiras, estimulando os integrantes da roda a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.
Ao mesmo tempo em que a atividade é essencialmente coletiva, é também um convite para o crescimento pessoal, na medida em que convida a novos aprendizados, percepções e desafios. Ao final de cada dança, é comum ouvir aplausos espontâneos, em comemoração à conquista de todos. A alegria brota naturalmente, em uma atividade que promove a integração física, mental emocional e espiritual.
O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.
Sobre a focalizadora
Deborah Dubner é psicóloga (PUC-SP) e Focalizadora com curso de Formação Básica em Focalização (2009) e Curso de Aprofundamento com Renata C. Lima Ramos (2012 - TRIOM-SP). É pós-graduada em Danças Circulares pela Unipaz Campinas (2011). Já participou de centenas de cursos com focalizadores internacionais e brasileiros. Atua como focalizadora de Danças Circulares desde 2009, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, cultura e promoção social com crianças, jovens e adultos. Focaliza quatro rodas semanais em Itu, sendo duas para crianças e duas para adultos (Bosque Alceu Geribello e Espaço 31). É criadora do portal www.dancacircular.com.br.
O Ganesha
Situado num bairro tranquilo e de fácil acesso, o espaço Ganesha oferece uma grande gama de opções de Terapias Holísticas para sua saúde, bem estar e autoconhecimento. A casa oferece amplas salas para cursos, atendimentos e encontros, num clima agradável, iluminado e com ótimo astral.
Serviço
Roda Mensal de Dança Circular Sagrada
Tema: Celebrando a Alegria.
Data/hora: 23 de maio (sexta-feira), das 9h30 às 11h.
Local: Ganesha Yoga – Terapias holísticas e cursos - Rua Sergipe, 110 - Bairro Brasil - Itu / SP
Investimento: R$ 20,00 por encontro
Mais informações e inscrições: (11) 2429-2932 ou [email protected] - Vagas limitadas
Leia mais: www.ganeshayoga.com.br