Animais

Publicado: Quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Cães Pug de canil ituano são destaque em São Paulo

O canil Amambaí, em Itu, cria cães Pug desde 1986.

Cães Pug de canil ituano são destaque em São Paulo
A família dos Pugs do Canil Amambaí
Por Lilian Araujo Sartório

O canil Amambaí, nas Chácaras Flórida de Itu, que pertence à Maria Augusta Bezerra Soares, cria cães desde 1986. A criação começou com a raça Mastiff Inglês, que são destinados à guarda. A escolha de adotar a raça Pug veio da vontade de de criar cães com aspectos semelhantes aos do Mastiff e que atendessem as pessoas que querem ter um cão para companhia, mas não dispôem de muito espaço. 
A maioria dos filhotes é vendida para São Paulo, outros estados e países, afirma Maria Augusta. "O nosso público alvo, com certeza, é o que reside em apartamentos, justamente por ser o Pug um cão pequeno e que não causa transtornos aos seus proprietários, ficando muito bem por algumas horas sozinho, sem ser cão barulhento”.
 
A raça ficou conhecida principalmente na cor abricot, por ter tido aparições em filmes como “Homens de Preto” e a novela “Por Amor”, da Rede Globo. O Pug também é encontrado na cor preta e silver. Segundo a proprietária do canil, “há de se dizer que tem havido um aumento na procura dos exemplares pretos”.
 
Os Pugs do Canil Amambaí são levados para exposições e competições. Essas competições são para conquista de títulos importantes no panorama da cinofilia (cor da pelagem, musculatura, dentição, adestramento) e para dignificar os pedigrees dos filhotes.
 
Para criar os Pugs também é necessário fazer cruzamentos entre a raça. "Fazemos uma criteriosa seleção genética para aprimoramento da raça e para que sejam mantidas suas características comportamentais, definidas no padrão oficial da raça pelo FCI (Federação Cinológica Internacional)”, explica a proprietária do canil.
 
Para saber mais informações sobre a raça ou adquirir um Pug basta entrar em contato com o Canil Amambaí pelo telefone (11) 4023-2632 ou (11) 8249-3734. O Canil fica nas Chácaras Flórida, em Itu.
Comentários