Animais

Publicado: Sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Férias Animais: como e onde levar seu bichano!

Confira dicas para evitar surpresas nos momentos de lazer!

Crédito: Arquivo do Clube de Cãompo de Itu Férias Animais: como e onde levar seu bichano!
Clube de Cãompo de Itu: tratamento individual com momentos de interação
Por Camila Bertolazzi
 
Chegou o fim do ano! E junto com ele, a época mais gostosa: o verão. Período de férias, viagens e deliciosos passeios. Mas para quem tem animais de estimação, surge uma dúvida: o que fazer com o bichinho? Quais são os cuidados necessários para evitar “surpresas” durante a viagem?
 
Pensando nisso, a equipe do Itu.com.br conversou com a veterinária Daniela Ariza, proprietária da Ariza Pet Shop, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas a respeito, e assim, ajudá-lo a curtir ainda mais as férias junto com o seu bicho de estimação.
 
Daniela recomenda que o primeiro passo antes de viajar, é colocar em ordem a carteira de vacinação do animal, já que, principalmente no litoral, existe uma doença conhecida como Verme do Coração, transmitida pela picada de um mosquito que ataca os cães. “É preciso tomar o medicamento uma semana antes da viagem e outro após trinta dias, caso ainda esteja viajando”, orienta a veterinária.
 
Outra coisa muito importante ao viajar com animais para o litoral é o uso do protetor solar. Ao contrário do que muitos pensam os bichos, assim como os humanos, também precisam se proteger do sol. “Alguns animais possuem fotosensibilidade, e é bastante frequente queimaduras nas regiões dos olhos, orelhas e focinho dos cachorros de pelugem clara”.
 
Durante a viagem
 
Apesar das campanhas, ainda é muito comum ver animais, principalmente cachorros, tomando um ar e apreciando a vista com a cabeça para fora da janela. Aqui vai um aviso: tal cena deve ser evitada. Os riscos são inúmeros, dentre eles, o motorista pode se distrair com o animal e provocar um acidente; assim como o próprio animal pode se machucar. “Do mesmo jeito que uma criança não pode andar com a cabeça para fora, a história não deve ser diferente como os nossos bichinhos”, afirma Daniela.
 
O cachorro ou qualquer outro animal deve estar preso por cinto de segurança dentro do veículo, assim como os outros ocupantes. Em caso de acidente, dependendo da velocidade do veículo, o animal solto é arremessado para frente com seu peso triplicado.
 
Se o seu bichinho é um hamster, papagaio ou coelho, o cuidado tem que ser redobrado, pois eles são considerados animais com um nível de estresse muito alto, podendo até morrer durante a viagem se os cuidados necessários não forem seguidos. “Estes animais devem ser transportados em ambientes calmos e bem ventilados e tomar medicamentos como ansiolite ou calmantes para evitar o estresse”, afirma a veterinária.
 
Já os animais de cara chata como os cães da raça Buldogue, podem sofrer dispinéia, falta de ar ou síncope, com a ventilação excessiva.

Saiba também como viajar com os animais de estimação em outros meios de transporte!
 

Dê férias ao seu bichinho

Por outro lado, se você é daqueles que procura sossego e prefere não levar seu animal de estimação, mas não tem com quem deixar o seu melhor amigo, aí vai uma boa dica: o Clube de Cãompo de Itu é o lugar ideal para as merecidas férias do seu cãozinho. O espaço é construído especialmente para dar um conforto especial aos cães, tranquilizando os seus donos. Diferente de um canil, o conceito do Clube de Cãompo pode ser percebido pelo próprio nome: um clube onde os cachorros se divertem, passeiam ao ar livre, convivem com outros cachorros e são rigorosamente cuidados, com tratamento de primeira. Veja mais detalhes!
 
Camila Bertolazzi / Itu.com.br


Além do benefício da socialização, o proprietário do Clube de Cãompo de Itu aponta outras duas vantagens ao deixar o bicho de estimação com profissionais especializados e atentos ao comportamento e a saúde do animal. “Você não corre o risco de perder os amigos, e nem de ficar mal falado na família, afinal isso faz parte das regras básicas de etiqueta”, finaliza Aldo.
Comentários