20 por 1
O principal torneio do Brasil começa amanhã. O Campeonato Brasileiro de 2011 mais uma vez conta com 20 equipes e sistema de pontos corridos - o mais justo, ao meu ver. Desses times, destaco três favoritos ao título: Santos, Inter e Cruzeiro. Os três melhores elencos do Brasil contam também com bons treinadores e craques que podem decidir um jogo: Neymar, D'Alessandro e Montillo, respectivamente.
Muricy Ramalho, técnico do time da Vila Belmiro, é especialista nesse tipo de torneio, tendo faturado quatro taças. Além disso, conta com jogadores diferenciados e acima da média. Se existe um principal favorito ao título - hoje - é o Santos.
Os demais times paulistas são incógnitas. Palmeiras, São Paulo e Corinthians acumularam fracassos no primeiro semestre e devem investir pesado na briga pelo nacional. Mas isso não significa que vão conseguir algo.
O Timão já acertou com o bom meia Alex (ex-Inter e Spartak Moscou) e o atacante Emerson, o sheik bicampeão brasileiro. Se bem conduzido, é um time que brigará na parte de cima da tabela, mas não vejo um futuro melhor do que uma 5ª colocação.
Não vai ser dessa vez que o torcedor palmeirense vai soltar o grito de campeão. O Verdão vem abatido pelos repetidos insucessos, com crises e mais crises internas e com seu grande craque, Valdívia, no departamento médico a todo instante. Uma vaga na Sul-Americana tá de bom tamanho...
Do trio de ferro da capital, talvez seja o São Paulo que mais passe esperança ao torcedor. Com um bom elenco e a volta de Luis Fabiano, o Tricolor deve ser presença garantida na Libertadores de 2012. Ainda mais com o excelente meia Lucas, que tem tudo para arrebentar na Copa América com a seleção (veja mais sobre a convocação nas notas abaixo).
Claro que isso tudo fica no campo das previsões, mas já dá pra ter uma noção do que esperar dos times de São Paulo. Agora é torcer para que os principais clubes do estado cheguem a final do ano ocupando as quatro primeiras posições.
15 anos de São Marcos
Não tem como não gostar de Marcos. Uma figura do futebol nacional, simpático e bem humorado. Além de baita goleiro. Quem não mandou um "São Maaaaarcos" em um jogo da seleção? Realmente é um cara diferenciado. Na minha humilde opinião, o melhor goleiro brasileiro de todos os tempos. Ficar 15 anos seguidos como titular de um grande clube como o Palmeiras não é fácil... Parabéns, São Marcos!
Liberdade ao Peixe
Muricy Ramalho é um baita treinador, disso ninguém discorda. Deu jeito na zaga santista, mas do pior jeito: limitou a característica ofensiva do time. Com o espírito do '1 a 0 é goleada', o Peixe vai se saindo bem, mas cadê aquele futebol envolvente que chamou a atenção de qualquer apaixonado por futebol no ano passado? Dê liberdade aos meninos, Muricy!
Gancho no Verdão
As reclamações dos alviverdes ao árbitro Paulo Cesar de Oliveira após a eliminação do Paulistão custaram caro. O goleiro Deola, que ironizou a FPF em seu perfil no Twitter, pegou dois jogos de suspensão. Já a punição para o treinador Luis Felipe Scolari foi maior: seis partidas longe do comando do Verdão mais multa de R$ 40 mil. Mas acalme-se, torcedor palmeirense: as punições só valem para o Campeonato Paulista, ou seja, só serão cumpridas em 2012.
Amistosos da Seleção
O técnico Mano Menezes convocou o grupo que vai representar o Brasil nos amistosos contra Holanda e Romênia, nos dias 4 e 7 de junho respectivamente. A novidade ficou por conta das convocações de Fred do Fluminense, Fábio do Cruzeiro e Thiago Neves do Flamengo. O segundo amistoso também vai marcar a despedida oficial do atacante Ronaldo dos gramados: Confira a lista de convocados:
Goleiros