Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 20 de maio de 2011

20 por 1

Crédito: Divulgação 20 por 1
Com Neymar e Elano inspirados, o Santos é favorito

O principal torneio do Brasil começa amanhã. O Campeonato Brasileiro de 2011 mais uma vez conta com 20 equipes e sistema de pontos corridos - o mais justo, ao meu ver. Desses times, destaco três favoritos ao título: Santos, Inter e Cruzeiro. Os três melhores elencos do Brasil contam também com bons treinadores e craques que podem decidir um jogo: Neymar, D'Alessandro e Montillo, respectivamente.

Muricy Ramalho, técnico do time da Vila Belmiro, é especialista nesse tipo de torneio, tendo faturado quatro taças. Além disso, conta com jogadores diferenciados e acima da média. Se existe um principal favorito ao título - hoje - é o Santos.

Os demais times paulistas são incógnitas. Palmeiras, São Paulo e Corinthians acumularam fracassos no primeiro semestre e devem investir pesado na briga pelo nacional. Mas isso não significa que vão conseguir algo.

O Timão já acertou com o bom meia Alex (ex-Inter e Spartak Moscou) e o atacante Emerson, o sheik bicampeão brasileiro. Se bem conduzido, é um time que brigará na parte de cima da tabela, mas não vejo um futuro melhor do que uma 5ª colocação.

Não vai ser dessa vez que o torcedor palmeirense vai soltar o grito de campeão. O Verdão vem abatido pelos repetidos insucessos, com crises e mais crises internas e com seu grande craque, Valdívia, no departamento médico a todo instante. Uma vaga na Sul-Americana tá de bom tamanho...

Do trio de ferro da capital, talvez seja o São Paulo que mais passe esperança ao torcedor. Com um bom elenco e a volta de Luis Fabiano, o Tricolor deve ser presença garantida na Libertadores de 2012. Ainda mais com o excelente meia Lucas, que tem tudo para arrebentar na Copa América com a seleção (veja mais sobre a convocação nas notas abaixo).

Claro que isso tudo fica no campo das previsões, mas já dá pra ter uma noção do que esperar dos times de São Paulo. Agora é torcer para que os principais clubes do estado cheguem a final do ano ocupando as quatro primeiras posições.

15 anos de São Marcos

Não tem como não gostar de Marcos. Uma figura do futebol nacional, simpático e bem humorado. Além de baita goleiro. Quem não mandou um "São Maaaaarcos" em um jogo da seleção? Realmente é um cara diferenciado. Na minha humilde opinião, o melhor goleiro brasileiro de todos os tempos. Ficar 15 anos seguidos como titular de um grande clube como o Palmeiras não é fácil... Parabéns, São Marcos!

Liberdade ao Peixe

Muricy Ramalho é um baita treinador, disso ninguém discorda. Deu jeito na zaga santista, mas do pior jeito: limitou a característica ofensiva do time. Com o espírito do '1 a 0 é goleada', o Peixe vai se saindo bem, mas cadê aquele futebol envolvente que chamou a atenção de qualquer apaixonado por futebol no ano passado? Dê liberdade aos meninos, Muricy!

Gancho no Verdão

As reclamações dos alviverdes ao árbitro Paulo Cesar de Oliveira após a eliminação do Paulistão custaram caro. O goleiro Deola, que ironizou a FPF em seu perfil no Twitter, pegou dois jogos de suspensão. Já a punição para o treinador Luis Felipe Scolari foi maior: seis partidas longe do comando do Verdão mais multa de R$ 40 mil. Mas acalme-se, torcedor palmeirense: as punições só valem para o Campeonato Paulista, ou seja, só serão cumpridas em 2012.

Amistosos da Seleção

O técnico Mano Menezes convocou o grupo que vai representar o Brasil nos amistosos contra Holanda e Romênia, nos dias 4 e 7 de junho respectivamente. A novidade ficou por conta das convocações de Fred do Fluminense, Fábio do Cruzeiro e Thiago Neves do Flamengo. O segundo amistoso também vai marcar a despedida oficial do atacante Ronaldo dos gramados: Confira a lista de convocados:

Goleiros

Julio César (Inter de Milão)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)
Fábio (Cruzeiro)
 
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano (Barcelona)
 
Zagueiros
Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)
 
Volantes
Lucas Leiva (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Henrique (Cruzeiro)
Anderson (Manchester United)
 
Meias
Elano (Santos)
Elias (Atlético de Madri)
Lucas (São Paulo)
Thiago Neves (Flamengo)
Jadson (Shakhtar Donetsk)
 
Atacantes
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Alexandre Pato (Milan)
Nilmar (Villarreal)
Leandro Damião (Internacional)
Fred (Fluminense)
Comentários