Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 8 de agosto de 2005

A bicicleta deixou de ser um brinquedo....

Já vem sendo uma constância o aumento do uso da bicicleta nos dias atuais, seja como meio de lazer, prática esportiva, turismo, trabalhos sociais ou meio de transporte, sendo que o último, o meio de transporte, é o que representa o maior numero de usuários, pois a bicicleta pode ser utilizada para entrega de pequenas encomendas, como transporte para o trabalho, para ir ao banco, ao correio, ao shopping, pagar contas no centro, ir à escola, na igreja, enfim em muitos lugares da pra se ir com a bicicleta. Só um exemplo, uma pessoa moradora no Rancho Grande e que trabalha ou precisa fazer algo no centro, tem várias opções de caminhos seguros para se locomover até o seu destino com a bicicleta, uma pessoa moradora na Vila Progresso é a mesma coisa, não muito diferente do restante dos bairros da cidade. Mas ai surge um grande problema... infelizmente a idéia que muitos ainda tem a respeito das bicicletas é que elas são um brinquedo, ou coisa de pobre, perigosas, coisa de malucos, que são muito cansativas, mas isso não é verdade, além de ser um meio de transporte auto-sustentável, saudável, de nenhum impacto ambiental, alegre, econômico, é de fácil mobilidade. Quanto ao fato de ser cansativo, é só uma questão de adaptação ao exercício.
É chegada a hora de todos verem as bicicletas como a saída deste caos que está se tornando o trânsito mundial, nos grandes centros, nos municípios, é hora de se dar condições para o uso seguro das bicicletas, é hora de se pensar em bicicletários seguros na maioria dos estabelecimentos, nos estacionamentos particulares, nos espaços municipais, pois hoje não se pode deixar a bicicleta em estacionamentos em bancos por exemplo. A única saída encontrada é prendê-las nos postes e placas de transito, que além de atrapalhar a circulação de pedestres, não é seguro. É hora de se pensar em ciclovias ou ciclofaixas em ruas estratégicas e que formem um caminho seguro para os ciclistas., pois tendo essas melhorias básicas, com certeza o numero de adeptos aumentará ainda mais.
Para se ter uma idéia da importância das bicicletas, no Brasil foi criado um programa federal atravéz do Ministério das Cidades pelo ex-chefe do Ministério Olívio Dutra, em que o Governo Federal libera vários recursos financeiros para projetos que favoreçam o uso da bicicleta como meio de transporte auto-sustentável e de fácil acesso ao publico. Agora basta aos administradores municipais se adequarem ao projeto para terem direitos a essas verbas, pois segundo informações, menos de 200 municípios entraram com projetos no programa acima citado. Em São Paulo foi criada uma lei municipal que obriga a implantação de bicicletários nos centros de maior circulação de pessoas, o Rio de Janeiro é o lugar que mais possui ciclovias do Brasil, as fabricas de bicicletas aumentam cada vez mais suas produções, sem contar nas marcas de bicicletas e produtos importados que circulam no País, o ciclismo é uma modalidade Olímpica. Mas de nada adianta toda essa estrutura se as pessoas não mudarem os seus pensamentos, a maneira de enxergar as coisas, de olhar para o futuro com uma visão e com pensamentos ecologicamente corretos.
Comentários